Juiz de Fora 150 anos em um minuto

Por


Juiz de Fora 150 anos em um minuto:
Os fatos e personalidades que constru?ram a hist?ria da cidade.
Novas cr?nicas todos os dias, de segunda a sexta.
Uma iniciativa da R?dio FM Itatiaia e do JFService

12/04/2000


Casas tradicionais
N?o importam as mudan?as de gera??o, as crises econ?micas, o crescimento da cidade... alguns estabelecimentos atravessam as d?cadas e se mant?m como tradi??o em Juiz de Fora. Entre os exemplos, est? o Raffa?s Club, casa noturna inaugurada h? mais de 45 anos, sempre sob a dire??o de Rafael Jorge, empres?rio que viu tantas casas de sucesso abrirem e fecharem as portas. Outra tradi??o da cidade fica no movimentado cruzamento das avenidas Rio Branco e Independ?ncia: ? o pastel do Mexicano. O Mexicano, sempre movimentado, tem hora certa para abrir e fechar. Os fregueses s?o todos de confian?a, mas pastel n?o se paga com cheque, nem cart?o de cr?dito. Outro tradicional da cidade ? o Torresmo do Bigode. Certamente ponto de encontro de muitos ilustres que o prestigiam, assim como o Faiz?o Dourado. Apesar de ter mudado de endere?o, o Faiz?o manteve seu prest?gio e a caracter?stica de receber artistas, pol?ticos e figuras importantes que aqui chegam. E quem nunca experimentou os confeitos da F?brica de Doces Brasil, fundada h? mais de 54 anos pelo senhor Jo?o Stiguer? A casa mant?m seu padr?o de qualidade e, em seu ponto estrat?gico na Rua Marechal Deodoro, sempre atrai quem est? ?s compras no centro.


Figuras populares
Figuras populares s?o comuns em todos os munic?pios. Em Juiz de Fora, algumas pessoas ficaram na mem?ria por seus tipos pitorescos e suas maneiras diferentes. Pener?o, Jambica, Perigo, Fogo Eterno, Zepelin, Maria Homem, ?ngela Maria s?o alguns deles. Um dos mais famosos foi Pener?o, muito conhecido nos anos 50. Andava sempre vestido de preto e morreu tragicamente caindo no po?o do elevador do Raffa?sCllub numa tarde. Ele comparecia a todos os enterros e ganhava das fam?lias roupas do falecido. Era um ?dodo entre os universit?rios, que realizavam com?cios para Pener?o em frente ? Pra?a do Cine Teatro Central. Ap?s seus discursos desconexos, Pener?o era delirantemente aplaudido e lan?ado, de brincadeira, como candidato a prefeito. Mas o tipo popular acabava recebendo muitos votos nas elei?es municipais.


Transportes
O pioneirismo de Juiz de Fora n?o ? novidade quando o assunto ? a industrializa??o. No entanto, a cidade tamb?m foi pioneira no setor de transporte. Em 1881, era inaugurado o primeiro servi?o de transporte p?blico de Minas, que inclu?a os bondes de tra??o animal. Os bondes el?tricos vieram apenas em 1906, trazidos pela Companhia Mineira de Eletricidade, que adquiriu a Companhia Ferrocarrial Bondes de Juiz de Fora, que explorava o servi?o. O neg?cio deu t?o certo que, na d?cada de 30, a companhia j? fabricava seus pr?prios bondes. Em 1954, o Departamento Aut?nomo de Bondes assumiu o servi?o, que estava com os dias contados. Nos anos 60, o transporte por bondes come?ou a ser considerado obsoleto, n?o tendo como competir com os autom?veis e os ?nibus. A ?ltima viagem dos bondes em Juiz de Fora aconteceu no dia 9 de abril de 1969. Sem ter mais utilidade, muitos bondes foram depredados e alguns poucos foram doados para clubes e escolas. Dois deles, um que fazia a linha S?o Mateus e outro que transportava crian?as para o jardim da inf?ncia, foram levados para o Parque da Lajinha, onde est?o expostos. Em 1988, estes bondes foram declarados de interesse cultural para o munic?pio.

Cr?ditos:
Texto e ?udio - Equipe de Jornalismo R?dio FM Itatiaia JF
Edi??o Internet e recursos digitais - Equipe JFService / ArtNet