Terça-feira, 5 de julho de 2011, atualizada às 12h53

Incêndio assusta moradores de prédio na rua Halfeld

Victor Machado
*Colaboração
Bombeiros, caminhão e pessoas

Um incêndio assustou os moradores de um prédio na rua Halfeld, entre a avenida Olegário Maciel e a rua Santo Antônio, na manhã desta terça-feira, 5 de julho. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, o fogo atingiu a cozinha e outros dois cômodos de um apartamento localizado no primeiro andar, sendo controlado em cerca de vinte minutos.

Uma pessoa teve uma torção no joelho ao deixar o prédio, sendo levada ao Hospital de Pronto Socorro. No apartamento atingido pelo fogo não havia ninguém.

Ainda segundo os bombeiros, o incêndio teria sido causado pelo vazamento de gás de cozinha, devido a uma panela esquecida no fogo, e destruiu completamente três dos sete cômodos, além de roupas e móveis do local. Foram utilizadas quatro viaturas e 15 militares na operação, além de aproximadamente 2,5 mil litros para combater o incêndio. A Defesa Civil foi acionada para vistoriar a edificação e verificar as condições da estrutura após o incêndio.

Cuidados com gás de cozinha

O assessor de comunicação do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, capitão Marcos Moreira Santiago, alerta para a utilização do gás de cozinha. Segundo ele, as pessoas devem ter cuidado com a mangueira, que deve ser certificada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). "As mangueiras devem ser incolor e com uma traja amarela, certificadas e com validade de cinco anos. Mas é importante ficar atento e procurar trocar com uma frequência maior e de acordo com o gasto da mangueira."

Santiago explica que a população deve procurar manter o botijão de gás fora da residência e evitar colocá-lo em ambientes fechados. "O gás em ambiente fechado aumenta o risco de explosão, principalmente quando ele está comprimido." No momento da troca do botijão, deve-se perceber se há vazamento, para isso, o capitão recomenda a utilização de espuma. "O correto é utiliza um pouco de espuma e nunca verificar com fogo."

Em caso de vazamento de gás, as pessoas não devem acender interruptores ou qualquer tipo de objeto que gere alguma faísca. "Se chegar em casa e perceber o cheiro característico de gás, é importante procurar deixar o gás espalhar, saindo da residência, porque há risco de explosão." Outra dica do capitão é, quando utilizar o fogão, não esquecer panelas no fogo e, após a utilização, fechar a trempe e a válvula o botijão de gás. 

FOTOS: ACESSA.com e divulgação Corpo de Bombeiros

*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken