Sexta-feira, 23 de dezembro de 2011, atualizada às 16h17

Onze cidades da região estão em situação de emergência devido às chuvas

Da Redação
Foto de Santa Rita de Jacutinga

As chuvas do final do ano estão assolando a Zona da Mata Mineira. Onze cidades da região decretaram situação de emergência devido a ocorrências ocasionadas pelas precipitações. Segundo boletim da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, o município de Santa Rita de Jacutinga entrou em situação de emergência na quinta-feira, 22 de dezembro. As causas foram as enxurradas, que levaram a quedas de barreiras e inundações.

Segundo o formulário de avaliação de danos confeccionado pelo município e encaminhado à Defesa Civil estadual, 250 pessoas ficaram desalojadas e 52 residências foram danificadas. Trechos de estradas vicinais estão interditados devido às quedas de barreiras. A cidade deve permanecer em emergência por 90 dias.

Além de Santa Rita de Jacutinga, desde o início de dezembro, outras quatro cidades tiveram a situação de emergência decretada. Acaiaca e Barra Longa entraram em emergência no dia 18 de dezembro, devido a inundações e enchentes, respectivamente. No dia 6 de dezembro, Ponte Nova ingressou na mesma situação por causa de deslizamentos. Também sofrendo com enchentes, Abre Campo decretou a emergência no dia 2 de dezembro.

Em todo o Estado, 24 municípios decretaram situação emergência. Segundo a Defesa Civil, são 1.025 desalojados, 189 desabrigados, 27 feridos e dois óbitos. Foram 1.622 casas danificadas, 66 edificações destruídas, 13 pontes estragadas e 35 pontes destruídas. Duas pessoas morreram em razão das chuvas: um homem de 43 anos, em Reduto, atingido pela queda de um eucalipto, e uma mulher de 27 anos, de Governador Valadares, carregada pelas águas do córrego Figueirinha.

Cidades da Zona da Mata em situação de emergência
Data entrada Município Evento
31 out 11 Espera Feliz Vendaval
01 nov 11 São Sebastiao da Vargem Alegre Granizo
03 nov 11 Vieiras Vendaval
08 nov 11 Leopoldina Vendaval
14 nov 11 Faria Lemos Vendaval
17 nov 11 São Domingos do Prata Granizo
02 dez 11 Abre Campo Enchentes
06 dez 11 Ponte Nova Deslizamentos
18 dez 11 Barra Longa Enchentes
18 dez 11 Acaiaca Inundações
22 dez 11 Santa Rita de Jacutinga Enxurradas

Fonte: Corregedoria Estadual de Defesa Civil

ACESSA.com - Onze cidades da Zona da Mata decretam emerg?ncia devido ?s chuvas