Segunda-feira, 2 de julho de 2012, atualizada às 18h52

Moradores do bairro São Judas Tadeu cobram mais ônibus para a região

Jorge Júnior
Repórter
bairro

Moradores do bairro São Judas Tadeu, na Zona Norte de Juiz de Fora, fizeram uma manifestação na manhã desta segunda-feira, 2 de julho, reivindicando mais ônibus para a região. O protestou aconteceu por volta das 6h40.

No ato, a população usou cadeiras para impedir a saída do carro da linha 749 do ponto final do ônibus. De acordo com a moradora do local, Marlene Honorato, o bairro é atendido pelas linhas 747, 749, 723 e 725, que percorrem ruas distintas. "Há dez anos, só temos um ônibus para nos atender. Eu demoro uma hora para chegar em casa. Para não chegar atrasada no trabalho, tenho que ir até o ponto do bairro Santa Cruz", diz. Segundo a empregada doméstica, os moradores locais esperam cerca de uma hora pelo ônibus. "Queremos uma melhoria para a região, pois estamos jogados às traças", completa Marlene, moradora da rua José Carlos de Lery."

De acordo com a assessoria de Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), a linha 747 recebeu mais um veículo no último domingo, 1 de julho, o que provocou a diminuição do tempo de espera dos usuários. "A população que utiliza a linha 749 não foi beneficiada com a mudança, pois essa linha não atende toda a região do bairro", afirma a moradora.

Segundo outro morador da região, Gutemberg de Oliveira, o protesto foi pacífico. "Queremos apenas a opção de mais um ônibus para os moradores dessa parte do bairro. Cerca de 70% dos passageiros que utilizam o 749 descem no bairro Nova Era, fazendo com que o veículo fique cheio e nós, a população do São Judas, fique em pé dentro do carro."

A Settra informou que o departamento já havia conversado com a população anteriormente, que solicitou a inclusão de um novo veículo ou a extensão de um ônibus para atender aquela população, a fim de diminuir a espera dos locais. A assessoria da Setra informou ainda que o setor vai apresentar um resultado dos estudos técnicos para a região, na penúltima semana de julho.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Moradores do bairro S?o Judas Tadeu cobram mais ?nibus para a regi?o