Sexta-feira, 4 de outubro de 2013, atualizada às 13h

Cemig alerta para período de chuvas e raios em Minas

Raios

As tempestades que chegam com o início do período de chuvas normalmente vem acompanhadas de descargas atmosféricas. Os raios colocam em risco à população e podem interromper o fornecimento de energia elétrica. O aviso é da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

De acordo com a Cemig, a principal causa disto é o Brasil estar localizado dentro da zona tropical terrestre, cujo clima mais quente favorece a formação de tempestades, registrando assim um dos maiores índices de relâmpagos do planeta. A média anual de Minas Gerais é de 1,1 milhão de descargas atmosféricas, sendo um dos estados que mais registram a ocorrência de raios por ano. Além disso, um levantamento feito pelo Ministério da Saúde e da Defesa Civil, aponta que, entre 2002 e 2012, aconteceram 97 mortes em Minas Gerais em função de acidentes com raios.

Cuidados

Durante uma tempestade com raios, a Cemig alerta para algumas medidas que possam ser tomadas para prevenir danos pessoais ou materiais. Todos os equipamentos elétricos devem ser retirados das tomadas, evitando risco de queima ou a segurança das pessoas, já que o raio pode cair na rede elétrica e, através da fiação, chegar às residências. Se houver a necessidade de utilizar o telefone durante as tempestades, a melhor opção é o celular, desde que o aparelho não esteja plugado na tomada, ou o telefone sem fio. Porém, nos dois casos, o aparelho não deve ser manuseado em lajes ou em locais descampados. O principal problema é o fio partido em redes de distribuição, o que acontece na maioria das vezes em dias de eventos climáticos de grande vulto, como tempestades ou ventanias. Neste caso, é necessário ligar para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia.

As informações são da Agência Minas

ACESSA.com - Cemig alerta para per?odo de chuvas e raios em Minas