Quinta-feira, 11 de outubro de 2012, atualizada às 10h25

Feriado será nublado e com possibilidade de chuvas na Zona da Mata

Lorranna Medeiros
*Colaboração
Tempo

O tempo neste feriado prologando, 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, será nublado e com grandes possibilidades de chuvas na Zona da Mata Mineira, em todo o litoral do Rio de Janeiro e nas praias do Espirito Santo. "Uma frente fria chega a partir desta quinta-feira, 11, em diversas regiões, principalmente na região sudeste do país. Já no litoral capixaba, as chuvas ocorrerão, sobretudo, no sábado e domingo", diz o meteorologista do Centro de Climatologia Tempo Clima Puc/Minas, Heriberto dos Anjos.

Com isso, as temperaturas máximas estarão em declínio, devido à chegada dessa frente fria. No final de semana, os termômetros na Zona da Mata deverão oscilar entre 12°C e 24°C.

Já no Rio de Janeiro, a temperatura máxima e a mínima ficam entre 19°C e 25°C, e em Espirito Santo, um pouco mais alta, marcando entre 21°C e 27°C. Os índices de umidade relativa do ar ficarão elevados com aumento das nuvens, superiores a 45%.

Capital e Região Metropolitana

De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em Belo Horizonte e Região Metropolitana, o avanço da frente fria provoca aumento da nebulosidade e pancadas de chuva no período da tarde e noite de sexta-feira. No sábado, a previsão é de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva ao longo do dia. As temperaturas variam entre 18 e 30°C na sexta-feira e entre 18 e 27°C no final de semana. A umidade do ar melhora na capital com índices em torno dos 35%.

Cidades históricas

As cidades de Ouro Preto, Mariana e Diamantina terão feriado com céu nublado, pancadas de chuvas e temperaturas variando entre 15 e 25°C. Em Tiradentes e São João del-Rei há previsão de chuva a partir de sábado no período da tarde e noite, com as temperaturas entre 14 e 24°C.

Interior

Nas regiões do Triângulo e Oeste a frente fria já começa a provocar pancadas de chuva nesta quinta-feira, nos períodos da tarde e noite. No Leste, Nordeste e Norte de Minas a previsão é de pancadas de chuva no sábado e domingo. Com o aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuva, a tendência é de temperaturas mais amenas. Na região Norte de Minas, a máxima prevista é de 30°C, enquanto na região Sul de Minas a máxima alcança os 22°C.

*Lorranna Medeiros é estudante do 7º período de Jornalismo do CES

ACESSA.com - Feriado ser? nublado e com possibilidade de chuvas na Zona da Mata