Quarta-feira, 4 de mar?o de 2009, atualizada ?s 17h30

Agentes de tr?nsito atuam durante a noite em Juiz de Fora


Guilherme Ar?as
Rep?rter

Desde a ?ltima segunda-feira, 2 de mar?o, oito agentes de tr?nsito est?o atuando no per?odo noturno nas ruas do centro de Juiz de Fora. At? ent?o, os agentes trabalhavam das 6h30 ?s 18h30, deixando sem fiscaliza??o as vias durante a noite. Pela avalia??o da Secretaria de Transporte e Tr?nsito (Settra), o trabalho noturno j? apresentou resultados positivos. A estreia dos agentes no per?odo noturno ocorreu durante o apag?o da ?ltima segunda-feira, quando os profissionais tiveram que controlar o tr?nsito nas principais vias do centro.

Os 26 novos agentes contratados no ?ltimo concurso p?blico est?o na etapa final de treinamento, mas j? atuam nas ruas. Entre os 71 agentes de tr?nsito de Juiz de Fora, seis trabalham nas se?es administrativas e tr?s encontram-se de licen?a m?dica. Trabalhando diretamente nas ruas, 25 agentes ocupam o turno da manh?, entre 6h30 e 12h30, e outros 23 s?o respons?veis pela fiscaliza??o entre 12h30 e 18h30. No rec?m-criado turno da noite, oito agentes trabalham entre 17h e 23h. Al?m deles, seis profissionais atuam na fiscaliza??o do transporte escolar, coletivo, fretados e t?xis.

"Com a inclus?o dos novos agentes, tivemos a condi??o de reavaliar o nosso trabalho nos dois turnos normais. O novo turno ainda veio suprir um problema que se formava no final da tarde, quando os agentes eram deslocados para atender travessia de escola e a fiscaliza??o ficava deficiente", revela o chefe do setor de fiscaliza??o da Settra, Jorge Lima.

Antes da cria??o do novo turno, dois ou tr?s agentes eram encarregados da extens?o da fiscaliza??o at? ?s 21h, em regime extraordin?rio.

Foto camel? Foto camel?

Apesar da atua??o mais presente na regi?o central da cidade, nos tr?s turnos de trabalho dos agentes a Settra disponibiliza um telefone (3690-7400) para que qualquer cidad?o solicite a presen?a dos agentes em situa?es de necessidade, como no caso de uma pane em um sinal de tr?nsito.

Outra forma de contato com o Departamento de Fiscaliza??o ? atrav?s do Servi?o de Atendimento ? Pessoa (SAP), que funciona em hor?rio comercial. O cidad?o que desejar fazer uma sugest?o, reclama??o ou elogio ao trabalho dos agentes pode ligar para o 3690-8218.

N?mero de agentes ainda ? insuficiente
Foto da audiencia

O presidente da Associa??o dos Agentes de Tr?nsito de Juiz de Fora, ?lcio Fernando Menini (foto a lado), avalia que a contrata??o dos novos trabalhadores e a cria??o do novo turno favorecem o trabalho dos agentes, mas acredita que o n?mero de profissionais na cidade ainda ? pequeno.

"O servi?o dos agentes ? essencial para a cidade e, como tal, deve ser visto de forma diferenciada pela Prefeitura. A situa??o financeira do executivo est? muito dif?cil, mas nosso servi?o tem que ter a qualidade garantida para que outros setores da cidade funcionem bem", argumenta.

O chefe do setor de fiscaliza??o tamb?m defende que o n?mero de agentes que atuam na cidade deve aumentar. Desde meados de 2000, quando Juiz de Fora municipalizou o tr?nsito para gerir o sistema, a recomenda??o do Denatran ? a atua??o de um ou dois agentes para cada mil ve?culos emplacados.

Atualmente, a cidade conta com 153 mil ve?culos emplacados, o que significa que o munic?pio deveria ter de 153 a 306 agentes de tr?nsito atuando nas ruas. "A lei nunca explicou se esse n?mero refere-se ao total de agentes, se ? em cada turno de trabalho ou se em um per?odo de 24 horas. O fato ? que ainda estamos muito aqu?m. Mas acho que a efici?ncia nesse setor ainda n?o foi alcan?ada em nenhuma cidade brasileira", defende Jorge Lima.

Ele acredita na contrata??o de novos agentes ap?s a estabilidade financeira da PJF. Mais quatro agentes devem ser chamados ainda este ano, completando as 30 vagas que foram propostas no ?ltimo concurso p?blico. Pela Lei 11.553, o quadro efetivo de agentes de tr?nsito na cidade pode chegar a 120, mas depende de pr?vio or?amento da Prefeitura.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes