Idosa morre após temporal. JF registra 37 ocorrências nas últimas horas

O acidente aconteceu no distrito de Conceição do Formoso, Zona Rural, parte mais afetada pelas chuvas na região

Cíntia Charlene
*Colaboração
6/2/2013
chuva

Uma senhora de 79 anos morreu ao ser soterrada por um deslizamento de encosta, na noite da última terça-feira, 5 de fevereiro, por volta de 22h30, na cidade de Santos Dumont. O 4º Batalhão de Bombeiros Militares foi acionado para prestar socorro, porém, só o marido da vítima, de 84 anos, foi retirado com vida e encaminhado consciente ao hospital. O acidente aconteceu no distrito de Conceição do Formoso, zona rural, parte mais afetada pelas chuvas na região.

A chuva também trouxe transtornos para Juiz de Fora, no período das 20h da última terça, até as 16h desta quarta. Segundo a Defesa Civil, foram registradas 37 ocorrências. A região que mais teve ocorrências foi a Leste, com 23; seguida da Norte e Sul, com duas; e Sudeste e Nordeste, com cinco.

No bairro Linhares, houve dois desabamentos de muros. Na rua Diva Garcia, próximo à penitenciária, na casa de número 3.293, a terra invadiu dois cômodos. De acordo com o chefe de Departamento de Operações técnicas da Defesa Civil, Marcos Amado, ninguém ficou ferido. "A Defesa Civil esteve no local orientando os moradores. As pessoas que tiveram a casa atingida não precisaram sair, já que o imóvel possuía dois pavimentos. Porém, orientamos duas famílias que moram na rua acima do barranco que deixassem o imóvel, por questões de segurança.'

O corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para retirar uma pessoa idosa. A Secretaria de Obras esteve no local nesta quarta-feira, 6, para retirar a terra da rua e dos cômodos invadidos, além de engenheiros que compareceram para avaliar a situação. E ainda, a assistente social da Defesa Civil esteve no local para dar apoio às famílias atingidas. "Foram três famílias e cerca de dez pessoas que tiveram que sair de seus lares e ir para a casa de parentes. Elas receberão cobertores, colchões e cestas básicas até o momento em que retornarem às suas casas', explica Amado.

Ocorrências

Do início do ano até esta quarta, foram registradas pela Defesa Civil, 84 ocorrências. Dessas, 33 na região Leste, 21 na Norte, 13 na Sul, sete na Sudeste e Nordeste, três no Centro e nenhuma na região Oeste. O chefe do departamento orienta para que as pessoas não façam obras envolvendo retirada de terras nos períodos de chuva. "E as pessoas que moram em lugares vulneráveis precisam ter cuidado, mantendo o quintal limpo e não retirando a vegetação que protege o barranco. Além disso, é importante fazer a captação das águas pluviais de forma correta, para que este excesso não vá para o terreno do vizinho. E as pessoas que tiverem alguma dúvida, devem procurar a Defesa Civil', alerta.

Chuvas registradas

O volume de chuva registrado do dia 1º de fevereiro até esta quarta-feira, 6, é de 62.4 mm, cerca de 30% do previsto para o mês de fevereiro, que tem média prevista de 217 mm para o mês inteiro. De acordo com o Centro de Climatologia da PUC Minas, são características do período de verão, pancadas de chuvas fortes em pouco tempo. Segundo o meteorologista Heriberto do Anjos, Juiz de Fora está sendo influenciada por uma frente fria que chegou no último final de semana. "O tempo está instável, devido à frente fria semi estacionária no litoral da região Sudeste, que está causando temporais localizados', explica o especialista. Para esta quinta-feira, 7, a temperatura mínima será de 17º C, e a máxima, de 26º C, com previsão de pancadas de chuvas durante o dia.

*Cintia Charlene é estudante do 7º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Idosa morre ap?s temporal. JF tem 37 ocorr?ncias nas ?ltimas horas