Audiência pública discute necessidade de melhorias na Vila Olavo Costa

Moradores querem um posicionamento dos órgãos públicos sobre o campo de futebol desativado, que acumula entulho e lixo


26/2/2013
câmara

Uma área pública localizada na Vila Olavo Costa, que já abrigou um campo de futebol, hoje é em um terreno baldio cercado por mato, entulhos e muito lixo. O local foi tema de audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira, 26 de fevereiro. A audiência foi requerida pelo vereador João Evangelista (João do Joaninho - DEM), que na última semana esteve no bairro para conversar com moradores. Estiveram presentes na audiência vereadores, secretários, subsecretários, autoridades e representantes da comunidade.

Para expor os problemas e a realidade da população do bairro, foi exibida uma reportagem, a fim de mostrar a situação do antigo campo de futebol, onde passa, próximo, um córrego, que tem apenas uma parte canalizada. Os secretários de Assistência Social, Flávio Cheker, e de Obras, Amaury Couri, apresentaram um projeto já concluído para a implementação do Programa Travessia Bairros no local, que visa promover melhoria na qualidade de vida da população, atuando em áreas como saneamento, saúde, educação, renda, habitação, moradia e entorno e organização social. O projeto contempla, ainda, a reativação do Banco Travessia, inaugurado em 16 de dezembro de 2011.

O empresário Marcelo Detoni, proprietário de um frigorífico localizado no bairro, reforçou os pedidos da população. 'Não podemos aceitar negligência, o bairro Olavo Costa necessita de mais atenção do que os outros bairros da cidade. Se tem dinheiro, se tem licitação aprovada, o caminho está pronto, então vamos em frente. Não podemos nos contentar com a limpeza da área do campo de futebol, precisamos de muito mais. Tenho mais de 380 funcionários que residem no bairro e regiões vizinhas e eles não estão bem instalados e isso me preocupa', afirma o empresário.

De acordo com Amauri Couri, a obra iniciada na gestão passada deveria ter sido entregue em setembro deste ano. 'Para não perdemos o dinheiro, o vereador Flávio Cheker está indo a Belo Horizonte, pedir para que o prazo seja prorrogado. Não podemos perder esta oportunidade. Inicialmente, tivemos dois problemas, um foi a obra de contenção e a canalização da água pluvial na região de cima que já foram feitas. A segunda parte é a construção da Uaps que já tem licitação. A obra deverá durar, no máximo, quatro meses, posteriormente a isso, vamos para a implantação do projeto Travessia. As obras para a segunda parte serão iniciadas no mês de julho, já com a Uaps pronta', explica o secretário.

Além dos vereadores, o plenário contou com presença de vários moradores do bairro. 'Viemos ver o que será resolvido, não podemos viver mais assim. Quando chove, a situação piora, o córrego que tem perto do campo alaga e água de esgoto vai para dentro da casas. Minha vizinha teve a casa alagada e perdeu tudo. Além disso, tem muitos caramujos africanos, pernilongos e o ambiente com mato alto e lixo acumulado é favorável ao mosquito da dengue. Pedimos ajuda por tudo isso e também para que o bairro seja contemplado com outras melhorias, como a criação de um posto policial e de uma área de lazer para as crianças e os idosos na área desativada do campo', desabafa a moradora Terezinha Rizute Reis.

ACESSA.com - Audi?ncia p?blica discute necessidade de melhorias na Vila Olavo Costa