Terça-feira, 19 de março de 2013, atualizada às 17h40

Outono começa nesta quarta, provocando redução das chuvas e das temperaturas

Andréa Moreira
Repórter
Tempo em Juiz de Fora

O outono começa às 8h02 desta quarta-feira, 20 de março. A estação de transição entre o verão e o inverno é marcada por mudanças bruscas de temperaturas, como destaca o meteorologista do Centro de Climatologia Tempo Clima Puc/Minas, Adelmo Correia.

"A partir deste momento, teremos redução da temperatura média em todo o estado de Minas Gerais," afirma o meteorologista, destacando, ainda, que, na Zona da Mata, a temperatura média durante o outono deve variar de 13º C a 26º C. Já em Juiz de Fora, os números variam de 14º C a 24º C.

Outra característica desta estação é a baixa umidade do ar, como explica Correia. "Essa época também é caracterizada pelo aumento das doenças respiratórias, por isso é as pessoas devem tomar algumas precauções que minimizem os impactos do tempo seco."

Chuvas

As fortes chuvas que atingem a região Sudeste do país devem sofrer uma redução gradativa. A previsão é que os volumes fiquem entre 150 mm e 400 mm. "Há uma redução considerável do volume de chuvas. Claro que, eventualmente, podem ocorrer temporais, mas eles serão mais escassos, o que é característico da região Sudeste." Já nas regiões Norte e Nordeste, o outono é caracterizado por maior volume de chuvas.

O início do outono, em Juiz de Fora, deve ser marcado por chuvas ao longo desta quarta-feira, dia 20, com a temperatura mínima de 17º C e a máxima de 25º C.

ACESSA.com - Outono come?a nesta quarta com redu??o das chuvas e das temperaturas