Sexta-feira, 26 de novembro de 2010, atualizada às 18h40

Chuvas continuam trazendo prejuízo para a Zona da Mata

Aline Furtado
Repórter
Lama em Visconde do Rio Branco

Com a continuidade das chuvas na madrugada e durante esta sexta-feira, 26 de novembro, cidades da Zona da Mata mineira, como é o caso de Juiz de Fora e Visconde do Rio Branco, contabilizam os estragos. 

Em Juiz de Fora, a Defesa Civil registrou, entre as 18h da última quinta-feira, dia 25, e as 17h desta sexta-feira, um total de 36 ocorrências.

Um dos registros mais graves foi o desabamento parcial de um imóvel abandonado, localizado na rua Dom Silvério, bairro Alto dos Passos (ver mapas). Na rua José Lourenço Kelmer, na Cidade Alta, houve deslizamento de terra para a via. Segundo a assessoria da Defesa Civil, a terra já foi retirada e o local está sendo monitorado por uma equipe técnica do órgão.

Já no bairro Mundo Novo, uma casa, localizada na rua Professor Cunha Figueiredo, foi interditada devido ao risco de desabamento causado pela escavação de um barranco. Os três moradores foram retirados do imóvel e encaminhados à casa de parentes. Ainda devido ao risco de desabamento, a área de lazer de um edifício situado nos fundos da casa, na rua Vieira Pena, também sofreu interdição. Houve, ainda, um destelhamento de um imóvel no bairro Ponte Preta.

Entre outras ocorrências, a Defesa Civil contabilizou ameaças de escorregamento de taludes, escorregamento de taludes, trincas em lajes, trincas em paredes, além de orientações técnicas. As regiões mais afetadas foram a Sul e a Leste, com nove registros cada; seguidas pela Norte, com seis; pela Sudeste, com cinco; pela central, com quatro; pela Oeste, com duas, e pela Nordeste, com uma.

De acordo com a Defesa Civil, o pluviômetro do bairro Santos Anjos registrou 35,6 milímetros de chuva às 9h desta sexta-feira e 15 milímetros às 15h também desta sexta.

Visconde do Rio Branco

O município de Visconde do Rio Branco voltou a ser atingido pela chuva na noite da última quinta-feira, dia 25. Novos pontos da cidade apresentaram alagamentos, além de terem sido registradas várias quedas de barrancos. No bairro São Jorge, um muro caiu, levando um automóvel que estava estacionado próximo ao local, para dentro do córrego.

Nesta sexta-feira, 26, a cidade amanheceu coberta por lama (foto acima), o que impediu o acesso de pessoas e automóveis a alguns pontos. Segundo a assessoria da Prefeitura, o corpo da idosa que teve a casa levada pela correnteza das águas do rio Xopotó, na última quinta-feira, 25, ainda não foi encontrado. 

Os textos são revisados por Thaísa Hosken