Troca da rede de esgoto causa transtornos no bairro Barbosa Lage

Moradores reclamam da água empoçada, lama e dificuldade de locomoção. Cesama afirma ter enviado um engenheiro no local, para fazer uma vistoria técnica

Andréa Moreira
Repórter
19/4/2013
Rua Professora Conceição Lopes Vasconcelos

Água empoçada, muita lama e dificuldade de locomoção. Esses são alguns dos problemas enfrentados pelos moradores da rua Professora Maria da Conceição Lopes Vasconcelos, no bairro Barbosa Lage. O transtorno, que já dura cerca de dez dias, aconteceu após a troca da rede de esgoto do local, como explica a fisioterapeuta Aline Escobar. "A empresa responsável pela obra reparou somente o pedaço do asfalto que perfurou. Com isso, surgiram grandes bolsões de água na rua. Isso prejudica todas as pessoas que moram aqui, além de quem transita pelos passeios, pois os carros e ônibus jogam água por todo lado. Sabemos que esta obra é fundamental, mas também é primordial concluir o trabalho de forma que não prejudique o cidadão," desabafa.

A moradora afirma, ainda, que conversou com os responsáveis pelas intervenções. "Explanei para as pessoas os problemas que estávamos enfrentando, porém, elas falaram que estavam seguindo as orientações da empresa, de reparar somente o que foi cortado, desconsiderando danos subsequentes."

A esteticista Danielle Giesbrecht Novaes também relata que está sendo prejudicada pela obra. "Somente a água que utilizamos para lavar as calçada e as varandas já causou um grande transtorno, pois ela não escorre e inunda, inclusive, o passeio, ficando inviável entrar nas residências. Sem contar o fato de que, quando os ônibus e carros passam, eles jogam a água suja em nossas casas. Segundo ela, a preocupação maior é com a chuva. "Se a água que usamos para lavar lavar já empoçou, imagina se chover muito, ficaremos ilhados."

A troca da rede de esgoto também está impedindo o trânsito de pedestres, como destaca o corretor de imóveis Ramon Vitor Soares. "Minha rua parece um cenário de guerra. A empresa vem, faz buraco na rua toda, quebra o nosso passeio e não arruma. Ainda para piorar deixaram cones e resto de asfalto na calçada."

Segundo a assessoria da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), a obra foi realizada por uma empresa terceirizada. Após ser comunicada pela redação do Portal ACESSA.com sobre os transtornos causados com a troca da rede de esgoto, a Cesama enviou, nesta sexta-feira, 19 de abril, um engenheiro no local para realizar uma vistoria técnica. Porém, a companhia não informou se será feito o reparo.

Rua Professora Conceição Lopes Vasconcelos Rua Professora Conceição Lopes Vasconcelos

ACESSA.com - Troca da rede de esgoto causa transtornos no bairro Barbosa Lage