Orientações da Polícia Militar ajudam a diminuir risco de assaltos

Nos três primeiros meses do ano, 139 casos foram registrados em JF. Incidência maior é à noite, em regiões desertas ou próximas a casas noturnas

Raphael Placido
Repórter
4/5/2013
pm

Nos três primeiros meses de 2013, a Polícia Militar (PM) registrou 139 casos de assaltos a pedestres nas ruas de Juiz de Fora. Segundo os dados da corporação, a maior parte das ações acontecem à noite ou durante a madrugada, em regiões desertas ou próximas a casas noturnas, quando as pessoas vão saindo em pequenos grupos, em horários alternados. Os dados de abril ainda estão em fase de compilação.

Ciente do problema, a PM afirma que está trabalhando para minimizar a ação dos criminosos. À população cabe, além de cobrar soluções das autoridades, tomar alguns cuidados e medidas que ajudam a evitar ser vítima dos criminosos. Algumas pequenas mudanças de comportamento podem fazer a diferença, evitando o infortúnio de ser vítima de um assalto.

Em locais de maior aglomeração, a cena é clássica: ágil, o "batedor de carteiras", disfarçado pela multidão, aproveita um descuido da vítima e, num piscar de olhos, realiza o furto e foge, deixando a vítima atônita. Em casos como este, que têm os idosos como principal alvos, a PM aconselha que o juiz-forano guarde quantias de dinheiro em locais seguros, sempre de maneira discreta. Salvo grande necessidade, importantes somas de dinheiro não devem ser transportadas em locais com grande fluxo de pessoas. O ideal é seguir diretamente para o destino quando portar valores. Além disso, as mulheres precisam ter bastante cuidado com a bolsa, que devem ser carregadas entre o braço e corpo, evitando deixá-la para trás. Se possível, a orientação é manter a mão próxima ao fecho.

Outro cenário comum são locais desertos, onde a pessoa, sozinha ou em pequenos grupos, torna-se vítima de roubo. Esse tipo de situação é mais perigosa, já que normalmente trata-se de um ladrão armado. A primeira orientação é não reagir, em hipótese alguma. Mesmo com o nervosismo da situação, é importante tentar guardar as características do infrator, e, logo em seguida, procurar a polícia. O quanto antes o fato for comunicado, mais fácil será o rastreamento do ladrão e a recuperação dos bens levados.  

Cuidados com o celular, principal alvo dos ladrões

Na maioria dos casos, o assaltante visa o celular da vítima, antes mesmo do dinheiro. Por isso, é importantes ter alguns cuidados com o manuseio do aparelho. Assim como pode acontecer com correntes, medalhas, relógios e joias, a ostentação é um grande chamariz para ladrões. A polícia aconselha que os donos evitem exibir o celular, evitando atrair a atenção de pessoas mal intencionadas. A orientação é não carregá-lo preso ao cinta, presilhas ou de forma visível.

Além de constituir infração de trânsito, dirigir falando no celular facilita a ação de criminosos, pois o motorista está mais desatento. Em ônibus, a dica da PM é evitar falar no celular próximo a janelas abertas, o que dá a oportunidade de um ladrão, na rua, tomá-lo.

Se, mesmo com as precauções, a pessoa tiver o celular roubado, é importante saber o número de série do aparelho. Com ele, que normalmente fica no local onde se encaixa a bateria, é mais fácil para a PM adotar medidas que facilitem sua localização.

ACESSA.com - Orienta?es da PM ajudam a diminuir risco de assaltos