Protesto mobiliza milhares de pessoas em Juiz de Fora

Movimento, intitulado Protesto Junta Brasil, surgiu em solidariedade às manifestações iniciadas em São Paulo, contra o aumento da passagem de ônibus

Andréa Moreira
Repórter
17/06/2013

Milhares de pessoas saíram pelas ruas de Juiz de Fora nesta segunda-feira, 17 de junho, na manifestação intitulada Protesto Junta Brasil. Segundo a organização do movimento mais de 5 mil pessoas percorreram as ruas centrais da cidade. Já para a Polícia Militar, o número de manifestantes era de 2 mil. O movimento, que acontece em mais de 200 cidades espalhadas pelo mundo, surgiu em solidariedade às manifestações iniciadas em São Paulo, em protesto contra o aumento de R$ 0,20 da passagem de ônibus. Em Juiz de Fora, os manifestantes protestaram pelos gastos com a Copa do Mundo, a desvalorização dos trabalhadores, por um transporte público de qualidade e contra a corrupção, como explica um dos organizadores do evento, o estudante universitário Leonardo de Melo. "Queremos que Juiz de Fora se una a todo o Brasil para formar uma só nação. Pretendemos, com este movimento, fazer um Brasil ainda mais unido, que luta pelos mesmos ideais. Queremos mostrar que a injustiça de aumentar o preço das passagens dos paulistanos, não deixa somente eles indignados, na verdade, deixa todo o país, inclusive Juiz de Fora."

O movimento pacífico, saiu da praça Jarbas de Lery, no São Mateus, Zona Sul, até o cruzamento das avenidas Rio Branco e Getúlio Vargas, no Centro. Segundo o tenente Marcelo, do 2º Batalhão da Polícia Militar, nenhum incidente ou tumulto foi registrado durante o percurso. "Estamos com um efetivo de 230 policiais pertencentes a todos os batalhões de Juiz de Fora. Nosso papel é balizar o trânsito, para que não ocorra congestionamento e zelar pela segurança de todos. Mas tudo ocorreu na mais perfeita ordem," destaca.

Entre eles, estava o estudante Luiz Carlos Souza, 25 anos. "Eu e alguns amigos nos reunimos para pintar as faixas. Acredito que com esse protesto existe a possibilidade de algo mudar, ainda que pouco. Essa e só a primeira, é necessário criar outras manifestações". O também estudante Paulo Silva, 20 anos, acredita que este tipo de movimento, é o ponto inicial para as mudanças. "Nossa intenção é fazer um movimento pacífico. Queremos eliminar essas ideias ultrapassadas da política". Já para a manifestante Bruna Tosetti, 19 anos, a união das pessoas foi o ponto principal. "Não imaginava que a manifestação tomasse uma proporção tão grande. Quando entrei no grupo, havia 200 pessoas, agora já são mais de 10 mil. Nosso objetivo é atingir o governo, mostrar que estamos revoltados e que é hora de mudar."

Além de Juiz de Fora, mais de 200 cidades no mundo estão promovendo eventos durante toda a semana. Confira a lista das cidades de outros países. Alemanha: Colônia, Frankfurt, Hamburgo, Munique, Stuttgart; Argentina: Buenos Aires, Córdoba; Austrália: Brisbane, Canberra, Gold Coast, Melbourne, Perth, Sidney; Austria: Viena; Bélgica: Bruxelas; Bolívia: Santa Cruz De La Sierra; Canadá: Calgary, Edmonton, Ottawa, Toronto, Vancouver; Dinamarca: Copenhague; Espanha: Barcelona, Granada, La Coruña, Madri, Salamanca, Valencia; EUA: Chicago, Los Angeles, Nova York, Salt Lake City, San Francisco; Finlândia: Helsinki; França: Lyon, Montpellier, Paris; Holanda: Haia; Israel: Jerusalém, Tel Aviv; Itália: Bologna, Florença, Milão, Pádua, Roma, Turim; Japão: Tóquio; México: Cidade do México; Peru: Lima; Portugal Coimbra, Lisboa, Porto; Reino Unido: Glasgow, Londres; Suécia: Estocolmo, Gotemburgo; e Suíça: Genebra.

*Colaboração
Cintia Charlene

ACESSA.com - Protesto mobiliza milhares de pessoas em Juiz de Fora