Manifestação reúne cerca de 15 mil pessoas em JF

Com faixas e cartazes nas mãos, as pessoas percorreram as ruas centrais de Juiz de Fora reivindicando por diferentes causas

Andréa Moreira
Repórter
20/06/2013

Cerca de 15 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, saíram pelas ruas centrais de Juiz de Fora, nesta quinta-feira, 20 de junho, no segundo protesto Junta Brasil. Mais diversificado do que o protesto que aconteceu na última segunda-feira, 17, o movimento desta quinta reuniu diversos tipos de manifestantes como os que lutavam contra a aprovação da PEC 37, pela melhoria do transporte público, redução dos impostos, valorização dos aposentados, gastos com a Copa do Mundo, entre outros. Com 72 anos, o aposentado Jorge Valentino Fazolato ressalta que o idoso em Juiz de Fora precisa ser mais valorizado. "Aderi ao movimento pela causa dos aposentados. Enquanto o Congresso Brasileiro desperdiça um monte de dinheiro, os ganhos dos aposentados estão cada vez menores." Já o estudante Lucas Araújo revela que o descaso com a população foi o que o motivou ir para a rua. "Na segunda-feira só fiquei observando o movimento. Mas depois de pesquisar mais sobre as causas do movimento, resolvi aderi. Estamos indignados com os gastos que os brasileiros têm com os impostos e ver que eles não são revertidos de forma adequada, percebi o descaso que o Governo tem com a população e por isso me juntei a causa."

Segundo uma das organizadoras da manifestação, a estudante Gabriela Cavalcanti outros movimentos devem acontecer na cidade. "O grupo que se reuniu para organizar este movimento definiu que as pautas irão tratar das questões nacionais, mas também das municipais. Estamos aqui hoje para buscarmos, entre outras coisas, melhorias no transporte público e redução dos gastos. No sábado tem outra assembleia marcada, mas esta eu não estou na organização. Continuaremos a ir para a rua, até conseguirmos nossos objetivos."

Participando pela primeira vez de uma manifestação, a professora Eliane Lovisi, acredita que a juventude do Brasil está mais consciente. "As pessoas perceberam que o país precisa de mudança. E quando a juventude sai para as ruas, chama o resto da população e arrasta essa multidão. Dá um satisfação enorme ver essa juventude na rua, independente de partido, o importante é estar na rua lutando'', afirma.

Pacífico

A Polícia Militar mais uma vez acompanhou a manifestação para garantir a segurança do trânsito e das pessoas. Segundo o major Ulisses Pires, porta-voz da Polícia Militar, 250 policiais e 30 viaturas acompanharam o protesto. Para o militar, o movimento mais uma vez segue de forma tranquila. "Estamos acompanhando a manifestação e percebemos que as pessoas estão se manifestando de forma ordeira e pacífica. Isto é a verdadeira democracia," destaca o major, afirmando ainda que a multidão foi aderindo a passeata, durante o percurso. "Calculamos que cerca de 2,3 a 2,5 mil pessoas saíram da praça Jarbas de Lery, onde começou o movimento, e quando chegamos na avenida Rio Branco, o número já era mais de 15 mil pessoas."

O motorista Marcos Antônio Lima também ressalta a tranquilidade da manifestação. "É maravilhoso ver as pessoas lutando pelas melhorias das condições de saúde, educação, vida em geral, de forma pacífica, sem brigas ou tumulto."

Novo protesto

Neste sábado, 22, uma nova manifestação deverá acontecer em Juiz de Fora. Intitulado Dia do Basta à Corrupção, a manifestação deve tratar principalmente sobre a PEC-37. O grupo pretende se reunir no Parque Halfeld, às 13h30. Haverá distribuição de adesivos e coleta de assinaturas. 

*Colaboração

Cíntia Charlene

 


ACESSA.com - Manifesta??o re?ne cerca de 15 mil pessoas em JF