Quarta-feira, 18 de setembro de 2013, atualizada às 19h

Funcionários dos Correios entram em greve em Juiz de Fora

Jorge Júnior
Editor
correios

Os funcionários do Correios de Juiz de Fora entraram em greve nesta quarta-feira, 18 de setembro. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Comunicação Postal (Sintect/JFA), João Ricardo Guedes, cerca de 40 trabalhadores estão de braços cruzados no município, o que representa, aproximadamente, 15% de todo o efetivo da classe. "O movimento foi deliberado por tempo indeterminado, acompanhando as orientações da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios [Fentect]", diz.

Além da cidade, o setor de atendimento ao cliente de Barbacena também aderiu à greve. No departamento, aproximadamente 50 dos 320 colaboradores não trabalharam nesta quarta. "O movimento vai ganhando forças. Durante essa semana vamos conscientizar os demais profissionais."

Segundo a assessoria da empresa, para garantir a entrega de cartas e encomendas e o atendimento em toda rede de agências, a instituição continua aplicando medidas do seu Plano de Continuidade de Negócios. Entre as ações estão realização de horas extras, mutirões para entrega nos fins de semana e deslocamento de empregados entre as unidades.

Greve dos bancários e Correios deve ser deflagrada na próxima semana em JF

Reivindicação

O sindicato reivindica 7,13% de aumento, alegando defasagem salarial causada pela inflação recente, mais 15% de aumento real e R$ 200 de aumento linear. Além disso, pede 20% de aumento pelas perdas salariais ocorridas desde o Plano Real. Na última solicitação, o pagamento deverá ser feito em dezembro, de acordo com o pedido da classe. A classe também clama pela continuação do plano de saúde e o reajuste de 15% no ticket de alimentação/refeição.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou, na última terça-feira, 17, a distribuição do dissídio dos Correios para julgamento, em data a ser definida. A proposta dos Correios compreende reajuste de 8% nos salários (reposição da inflação do período, de 6,27%, com ganho real de mais de 1,7%); reajuste de 6,27% nos benefícios; vale-extra no valor de R$ 650,65, a ser creditado em dezembro e Vale-Cultura dentro das regras de adesão ao Programa implementado pelo Governo Federal.

Além disso, os Correios já asseguraram às representações sindicais que todos os atuais direitos dos trabalhadores em relação ao plano de saúde estão garantidos: manutenção dos atuais beneficiários (inclusive pais do empregado que já estão cadastrados), cobertura de procedimentos, rede credenciada, percentual de compartilhamento. Não haverá nenhum custo adicional, repasse ou mensalidade aos empregados.

ACESSA.com - Funcion?rios dos Correios entram em greve em Juiz de Fora