Terça-feira, 1º de dezembro de 2009, atualizada às 17h05

Vereadores voltam a discutir valores do IPTU 2010

Aline Furtado
Repórter

Na manhã desta terça-feira, 1º de dezembro, 13 dos 19 vereadores de Juiz de Fora se reuniram com o prefeito Custódio Mattos, a fim de discutirem os valores do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Entre os pontos debatidos no encontro, que durou cerca de duas horas, estão as propostas de mudança para que a matéria seja votada e aprovada, apresentadas à secretária de Fazenda, no último dia 30 de novembro. Os vereadores pedem a redução pela metade do reajuste proposto do valor da planta de imóveis, além da manutenção das isenções destinadas a aposentados e pensionistas que recebem até dois salários e meio e a servidores públicos municipais, independente da metragem do imóvel onde residem.

A garantia de desconto de, pelo menos, 15% para pagamento à vista também está entre os pontos discutidos pelos parlamentares. O prefeito ressaltou que o valor do imposto reflete o que os municípios oferecem. "Não temos interesse em receber tudo de forma adiantada porque os gastos ocorrem durante todo o ano."

Para o prefeito, a reunião foi um momento para troca de informações. “Fizemos uma exposição a respeito do quadro geral, com troca de dados técnicos.” O chefe do Executivo destacou que expôs aos vereadores a estrutura de gastos da PJF, com ênfase no esforço de contenção realizado durante todo o ano. Segundo Mattos, a negociação em termos de ajustes será feita pela Secretaria da Fazenda. “Vamos negociar até a votação. Fatalmente algumas alterações serão feitas”, declarou, destacando que a motivação dos poderes Executivo e Legislativo deve refletir o interesse público.

O vereador Julio Gasparette (PMDB) considerou o encontro positivo, já que se constituiu em um momento de apresentação de sugestões. "Estamos analisando o que é melhor para a cidade. Acredito que até o final desta semana teremos alguma definição." A previsão é de que a matéria seja votada na Câmara Municipal de Juiz de Fora ainda este mês.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes