Segunda-feira, 27 de janeiro de 2014, atualizada às 15h21 e às 18h40

Suspeito de matar Vandir se apresenta na PM. Autoridades juizforanas lamentam a morte do presidente da CDL/JF

Eduardo Maia e Lucas Soares
Repórteres
Vandir Domingos

O homem suspeito de assassinar o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/JF), Vandir Domingo da Silva, na manhã desta segunda-feira, 27 de janeiro, se apresentou no 27º Batalhão da PM, por volta das 17h40 desta segunda-feira, 27 de janeiro.

Segundo informações da PM, o suspeito não teve sua identidade revelada e exigiu a presença da imprensa para se entregar. Ele chegou a pé, vestindo uma camisa rosa, calça jeans e um boné preto. Enquanto ele estava no local, ele não falou com os jornalistas e tampou o rosto com a camisa. Neste momento, ele se encontra na sede da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, onde será ouvido.

Autoridades lamentam

Autoridades e entidades de Juiz de Fora se manifestaram pela morte de Vandir. O corpo será velado a partir das 17h na Câmara Municipal de Juiz de Fora e o sepultamento ocorre nesta terça-feira, às 10h30 no Cemitério Municipal.

O vice-presidente da CDL/JF, Marcos Tadeu Casarim, informou, em nota, que toda a diretoria foi pega de surpresa. "Lamentavelmente recebemos a notícia da morte do nosso presidente com surpresa. Estamos agora passando por um processo investigativo que não nos compete. Esperamos que a justiça seja feita e que tudo se resolva o mais breve possível", destaca.

A entidade declarou luto oficial de três dias e informa que a parte administrativa estará fechada nesta segunda-feira, 27, e terça-feira, 28 de janeiro. O atendimento ao público, que acontece na unidade da rua Marechal Deodoro, acontecerá em regime de plantão até o sepultamento do presidente.

O presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Júlio Gasparette, manifestou pesar pela morte do amigo de infância. "O que posso dizer do Vandir é que sou amigo dele desde menino, quando estudamos junto no ginásio. O Vandir era um companheiro muito prestativo, muito preocupado com o trabalho. Teve uma ascenção empresarial muito grande. Saiu de camelô e hoje é esse empresário. Uma pessoa de um nível muito alto. Admiro o seu trabalho à frente do sindicato e da CDL. Ninguém mais do que ele queria ver as empresas produzirem e crescer. Uma perda lamentável. A gente não sabe detalhes do que levou à morte e não dá pra julgar o ser humano sem saber as razões, mas é lamentável", diz.

O presidente do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora(Sindicomércio), Emerson Belotti, foi outro a lamentar o ocorrido. "Quando se perde um amigo, ainda mais na condição que se perdeu, a gente evita falar, até porque não tem muito o que falar. Era um presidente atuante do comércio, estava a frente da  CDL e quando um a tragédia dessa acontece, a gente fica perplexo e, ao mesmo tempo, fica atordoado. Por que uma violência acontece no Centro da cidade, que tira a vida de uma pessoa extremamente importante para o comércio de Juiz de Fora? Não tenho muito a falar, a não ser lamentar profundamente que isso tenha acontecido", revela.

Por meio de uma rede social, a viúva de Vandir, Maria Jose Silva, expressou seus sentimentos. "Meu amor, minha paixão covardemente foi levado de mim, mas Deus e pai vai me ajudar a aceitar e perdoar. Agradeço a todos nossos amigos amigas pelo carinho. Vandir Silva era muito querido. Seu corpo será velado com toda honra de um cidadão Honorário de Juiz de Fora na Câmara Municipal de Juiz de Fora, a partir das 18 horas de hoje e o sepultamento será amanhã dia 28 no Cemitério Municipal as 10:30.Por favor compartilhem para mim. Obrigada (SIC)", dizia o texto.

Quem também se pronunciou foi o secretário de Desenvolvimento Econômico de Juiz de Fora, André Zuchi. "Vandir era uma pessoa com espírito empreendedor, sempre aberto a parcerias com Prefeitura de Juiz de Fora em favor do desenvolvimento da cidade e região. Fará muita falta."

Vandir Domingos da Silva nasceu em 17 de dezembro de 1950 em Dom Cavati/MG. Tinha 63 anos, era casado e deixa esposa e três filhos. Empresário lojista há 36 anos, Vandir foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora por 11 anos, vice-presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL/MG) e proprietário de várias empresas na cidade. Morador de Simão Pereira/MG há 14 anos, Vandir estabeleceu suas raízes profissionais em Juiz de Fora, onde era participante ativo da vida política, econômica e social da cidade. Também em Juiz de Fora, Vandir foi presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora, vice-presidente da FIEMG, governador da Associação Internacional de Lions Clubes Distrito LC (2003/2004) e presidente do Lions Clube Juiz de Fora-Centro (2010/2011) . Em Simão Pereira/MG, Vandir foi candidato a prefeito nas eleições de 2012 e atuou como presidente do Esporte Clube Duarte de Abreu desde 2011.

Com informações da ETC Comunicação

ACESSA.com - Suspeito de matar Vandir se apresenta na PM