Segunda-feira, 31 de março de 2014, atualizada às 15h44 e às 17h28

Juiz de Fora registra primeiro caso de morte por dengue hemorrágica em MG

Hospital Maternidade Terezinha de Jesus

Foi confirmada a primeira morte por dengue hemorrágica em Juiz de Fora. Uma mulher de 34 anos faleceu na madrugada no último domingo, 30 de março, no Hospital Maternidade Terezinha de Jesus. O caso é o primeiro registrado no estado de Minas Gerais em 2014.

Em nota, a assessoria da Secretaria de Saúde (SS) do município, se pronunciou, por volta das 17h: "técnicos da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS), da Secretaria de Saúde (SS), confirmaram, na manhã desta segunda-feira, 31, a primeira morte de 2014 causada por dengue grave no município. A vítima, uma mulher grávida e residente na Zona Norte, estava internada no Hospital Maternidade Terezinha de Jesus (HMTJ). Até a data de hoje, o Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) contabilizou 110 notificações, das quais, foram confirmados 38 casos; 41 foram descartados; 31 ainda aguardam resultado, além deste primeiro óbito. Neste sentido, e com o objetivo de serem evitadas novas mortes, a subsecretária Magda Regina Gonçalves de Paula Ferreira alerta, mais uma vez, a população sobre a necessidade urgente de redobrar os cuidados relativos à prevenção contra o Aedes aegypti. Ela reafirma que 80% dos focos estão dentro das residências. Magda Ferreira convoca os moradores, principalmente daquelas regiões mais atingidas pela doença, para que façam a limpeza de seus quintais, recolhendo lixo, entulhos e demais objetos que possam acumular água limpa e estagnada. Dentre os principais criadouros, estão pneus inservíveis, garrafas pet, bacias, copos descartáveis, latas vazias, pratos de vasos, recipientes diversos, copos, vidros, caixas-d'água, piscinas abandonadas e demais pontos estratégicos, como é o caso de ferros-velhos, oficinas, terrenos baldios e lotes sem capina."

Além disso, o departamento afirmou que as autoridades sanitárias municipais estão realizando todos os esforços com o objetivo de reduzir o número de vítimas. Desde janeiro, agentes de endemias estão fazendo tratamento focal em possíveis criadouros do mosquito transmissor e promovendo a conscientização da população.

A partir desta segunda-feira, será desenvolvida a campanha denominada Mutirão de Limpeza contra a Dengue em diversos bairros da zona norte da cidade, tendo em vista a coleta que será executada na próxima segunda-feira, 7 de abril, naquela região. Cerca de 200 servidores de diversas unidades administrativas e 38 caminhões pertencentes à Secretaria de Obras (SO), à Empav e ao Demlurb, estão sendo mobilizados para a execução das atividades de limpeza e de coleta dos materiais resultantes do mutirão.

Já a assessoria de comunicação do Hospital Maternidade Terezinha de Jesus confirmou a morte da vítima, mas não quis repassar informações sobre o caso.

 


ACESSA.com - Juiz de Fora registra primeiro caso de morte por dengue hemorr?gica