Ap?s depoimentos dos l?deres dos partidos na Câmara, prevalece denência dos vereadores. Vicent?o não se pronuncia durante oitiva

Por

Sexta-feira, 1? de agosto de 2008, atualizada ?s 16h45

Ap?s depoimentos dos l?deres na C?mara, prevalece den?ncia dos vereadores. Vicent?o n?o se pronuncia durante oitiva



Priscila Magalh?es
Rep?rter

A manh? desta sexta-feira, 1? de agosto, foi de depoimentos na C?mara Municipal de Juiz de Fora. A Comiss?o de Exame da Den?ncia abriu espa?o para que o ex-presidente da Casa, Vicente de Paula Oliveira (Vicent?o, PTB) se defendesse e este, entretanto, n?o se pronunciou diante dos vereadores Jos? S?ter de Figueir?a (PMDB), Jo?o de Deus (PMDB) e Rose Fran?a (PSC) (foto). Vicent?o seguiu orienta?es de seu advogado e sua atitude frustrou os parlamentares. "Eu, particularmente, esperava mais", diz Figueir?a.

Os oito l?deres que assinaram a representa??o confirmaram a den?ncia em depoimento: Bruno Siqueira (PMDB), Eduardo Freitas (PDT), Fl?vio Cheker (PT), Isauro Calais (PMN); Lu?s Ot?vio Fernandes Coelho (Pardal-PTB), Jos? Emanuel (PSC), Rodrigo Mattos (PSDB) e Romilton Faria (DEM). Dessa forma, a acusa??o se mant?m, j? que "Vicent?o n?o entrou no m?rito da quest?o", coloca Figueir?a.

Em sua defesa, o petebista n?o aborda as den?ncias. Ele julga inconstitucional o fato de as lideran?as assinarem a representa??o e n?o reconhece a Comiss?o. "Segundo ele, pelo fato de os l?deres serem signat?rios, os vereadores de cada partido tamb?m participariam da den?ncia", colocam os integrantes. Assim, n?o sobrariam vereadores para participar da Comiss?o.

Os membros da comiss?o v?o ter mais uma reuni?o na pr?xima segunda, 04, ?s 10h, quando v?o elaborar a primeira minuta para o relat?rio final. Cada um dos tr?s vai apresentar a sua minuta e a decis?o deve ser tomada em conjunto. "? o que esperamos", dizem. O parecer deve ficar pronto at? a pr?xima sexta, 08.

Se a den?ncia for acatada pela Comiss?o, ela vai ser submetida ao plen?rio na primeira reuni?o. A falta cometida pelo vereador Vicent?o ainda vai ser determinada como branda ou grave. Da?, institui-se uma Comiss?o de ?tica e, por ?ltimo, uma Comiss?o Processante, quando a mandato do petebista pode ser cassada. Entretanto, a den?ncia pode n?o ser acatada. Neste caso, o processo se encerra.

Comiss?o espera por documentos

Os integrantes da Comiss?o de Exame de Den?ncia solicitaram, ? Prefeitura e ? C?mara, documentos relacionados aos servi?os prestados pela Koji Empreendimentos e Construtora Ltda. O prazo para o envio dos documentos ? de 48 horas. Segundo Jo?o de Deus, a Prefeitura montou uma Comiss?o para avaliar a quest?o. Como o trabalho deve terminar no pr?ximo dia 12, um relat?rio parcial foi solicitado. Vicent?o estaria envolvido com a Koji, empresa favorecida em processos licitat?rios na Prefeitura e no Legislativo.