Juiz de Fora vive mais um dia de manifestação

Intitulado Dia do Basta à Corrupção, o movimento tem como foco principal a derrubada da PEC 37, conhecida vulgarmente como PEC da Impunidade

Andréa Moreira
Repórter
22/06/2013
Dia do Basta

Juiz de Fora vive mais um dia de manifestação neste sábado, 22 de junho. Considerado um movimento pacífico e apartidário, o Dia do Basta à Corrupção, tem como foco principal a rejeição a PEC 37. O movimento que acontece simultaneamente em outras cidades do país, não está ligado as  manifestações recentes que estão acontecendo no Brasil, como explica uma das organizadoras, a dona de casa Ursula Berttzaida. “Este evento acontece de tempos em tempos em diversas cidades do país. O último em Juiz de Fora, aconteceu no mês de abril e reunimos apenas 16 pessoas. Mas com a onda de manifestações que estão acontecendo, conseguimos unir mais pessoas.”

O início do protesto em Juiz de Fora, está marcada para às 13h30, no Parque Halfeld, em frente a Câmara Municipal. De lá os manifestantes seguem até a Praça Antônio Carlos, depois pelas avenidas Presidente Itamar Franco e Rio Branco, retornando para o Parque Halfeld. “Sabemos que alguns manifestantes querem seguir até a Prefeitura de Juiz de Fora, como forma de protesto. Mas assumi um compromisso com a Polícia Militar deste trajeto,” destaca Ursula, lembrando ainda, que durante o protesto o grupo irá recolher assinaturas para a derrubada da PEC 37.

Segundo a organizadora, o movimento Dia do Basta não tem ligação com nenhum partido político. “Somos a favor de um país limpo, livre de corrupção. Queremos na verdade é colocar a bandeira do Brasil acima das bandeiras dos partidos.”

O foco

A manifestação deste sábado terá como foco principal a derrubada da Proposta de Emenda Constitucional 37 (PEC 37), vulgarmente conhecida por PEC da Impunidade. Entretanto, tópicos como: voto parlamentar aberto, fim do foro privilegiado, e inserção da corrupção como crime hediondo também estão em pauta. "Este movimento surgiu em 2011, com o lema O povo acordou! O povo decidiu! Ou para a roubalheira ou paramos o Brasil! Queremos com isso alertar o povo brasileiro sobre as irregularidades que acontecem no nosso país. No momento, a derrubada da PEC 37 é o nosso objetivo, pois consideramos este projeto uma afronta a democracia deste país," revela Ursula.

A organizadora ressalta ainda que o Dia do Basta é um movimento totalmente pacífico e pretende, com a união do povo brasileiro, buscar melhorias para o país. "O nosso movimento representa todo o povo brasileiro, as donas de casa, como eu; os motoristas que enfrentam estradas cada vez mais sucateadas, os médicos que não possuem materiais suficientes para trabalhar; o estudante que depara a cada dia com o ensino mais precário. Enfim, o brasileiro que está indignado com os rumos do nosso país," destaca Ursula.

O movimento

O Dia do Basta é um movimento social pacífico e sem fins lucrativos nos princípios ideológicos do apartidarismo. Tem como objetivo o resgate da ética e da moralidade nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário do Estado brasileiro, em todos os níveis da administração pública seja nacional, estadual ou municipal.

Foi a favor da aprovação da lei Ficha Limpa, como prova de que a sociedade organizada e ativa consegue a aprovação de propostas contra a corrupção. O movimento luta pedindo a aprovação de muitas outras propostas e projetos que precisam da pressão social para que não sejam engavetados e esquecidos. O movimento se organiza sob uma estrutura com coordenação nacional, regional e de cidades, todos sob um mesmo estatuto.

PEC 37

A Proposta de Emenda Constitucional 37 (PEC 37), conhecida por PEC da Impunidade, de autoria do deputado federal Lourival Mendes (PT do B/MA) retira o poder de investigação criminal de alguns órgãos e, sobretudo, do Ministério Público (MP). Se aprovada, esta atribuição será apenas das polícias federal e civis.

A PEC 37 sugere incluir um novo parágrafo ao Artigo 144 da Constituição Federal, que trata da Segurança Pública. O item adicional traria a seguinte redação: "A apuração das infrações penais de que tratam os §§ 1º e 4º deste artigo, incumbem privativamente às polícias federal e civis dos Estados e do Distrito Federal, respectivamente".

Os organizadores do Dia do Basta acreditam que se a PEC 37 for aprovada, o Brasil será "uma terra sem lei", que beneficia aqueles que legislam, executam e judiciam sobre o restante da população. Em manifesto divulgado nas redes sociais, o grupo afirma que a democracia só existe quando há equilíbrio entre os segmentos Executivo, Legislativo e Judiciário, respondendo legitimamente ao quarto poder de origem, o povo.

ACESSA.com - Juiz de Fora vive mais um dia de manifesta??o