Sexta-feira, 12 de junho de 2015, atualizada às 16h41

Servidores municipais vão atrasar em duas horas o início das atividades na terça

Na próxima terça-feira, 16 de junho, os funcionários da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vão atrasar em duas horas o início do expediente dos serviços municipais. A manifestação foi deliberada em assembleia na última quinta-feira, 11, no auditório da Sociedade de Medicina e Cirurgia, por cerca de 500 servidores. Na data, eles votaram contra a proposta apresentada pelo administrativo, que ofereceu reajuste de 6,5% a partir de janeiro de 2016, incluindo reposição inflacionário de maio a dezembro de 2015., desconsiderando qualquer aumento para este ano.

Conforme a diretora de assuntos jurídicos, Saionara Apolinário, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserpu), a proposta não avançou quanto o valor de aumento do tíquete-alimentação, que permaneceu em R$ 15, mas desta vez o Executivo acatou ao pedido dos servidores, de passar data-base para janeiro. "No entanto, ela está atrelada ao reajuste apenas para ano que vem, e isso eles não querem. Outros pontos específicos também estão sendo discutidos, como retroativo para funcionários da área da saúde, correspondente a data de publicação da lei do piso e pagamento de gratificação para serviços de varredura e capina", destaca.

Na terça, 16, o sindicato fará 'piquetes' na porta da Secretaria de Obras, HPS, Demlurb e Empav, igual a última manifestação. Saionara acredita que a adesão será maior, devido o comprometimento do maior número de pessoas que estavam presentes no dia da assembleia. "Nas creches, as funcionárias vão enviar comunicado aos pais quanto o atraso".

Outra negociação entre representantes do Sinserpu e PJF está agendada também para terça, 16 e a assembleia acontecerá na escadaria da Câmara Municipal de Juiz de Fora, no dia 19.

Conforme a secretária de Administração e Recursos Humanos, Andréia Goreske, a prefeitura está aberta ao diálogo com o sindicato que representa os servidores e não mede esforços para resolver a situação da melhor maneira. "As propostas apresentadas observam os limites orçamentários e financeiros da prefeitura, buscando atender às reivindicações dos servidores, sendo importante destacar a dificuldade financeira pela qual o município está passando. Temos marcada uma nova reunião para a próxima terça-feira, quando daremos sequência às negociações", destaca.