Obra no Calçadão da rua Halfeld causa transtorno em Juiz de Fora

Por

Obra no Cal?ad?o da rua Halfeld causa transtorno em Juiz de Fora

Obra no Calçadão da rua Halfeld causa transtorno em Juiz de Fora

Lojistas reclamam de barulho e entulho na rua. Prefeitura diz que obra deve acabar até domingo

Lucas Soares
Repórter
27/11/2013

Quem passa pelo Calçadão da rua Halfeld, em Juiz de Fora, um dos principais pontos comerciais do Centro, tem vivenciado um transtorno, que aumenta com o período chuvoso. Isso acontece porque uma obra para a instalação do serviço de uma empresa de telefonia tem tirado o sossego, não só dos pedestres, mas também de quem trabalha no local.

Entre os motivos de reclamação dos lojistas, estão o barulho, o entulho acumulado na entrada dos estabelecimentos e a sujeira causada pela intervenção. A gerente de uma rede de lanchonetes, Amanda Pereira, relata alguns dos problemas que a situação vem causando. "Os clientes não têm como entrar na loja direito, já que eles ocupam o espaço na porta. O barulho também é muito alto, os atendentes não conseguem falar claramente com alguns consumidores", diz.

A vendedora de uma loja de calçados, Thamiris Coutinho, disse que além do barulho, outro fator chama atenção: "quando as obras estão em frente à loja, existe uma queda no movimento. Além disso, o calçadão está imundo", afirma. Por outro lado, o gerente de uma loja de ternos, José Márcio, no lado oposto ao local onde a instalação acontece, afirma que nada mudou. "A obra está do outro lado do Calçadão. A única coisa que incomoda um pouco é o barulho, mas é questão de minutos."

O ambulante Sebastião Cardoso afirma que seu ponto teve que mudar em função do empreendimento, mas diz entender a intenção do serviço. "Agora já está acabando. Se você faz uma reforma em casa, tem que vir a bagunça para depois ficar bonito."

A estudante Débora Alves, que reside na via, questiona a época em que as obras estão sendo feitas. "A questão de barulho e sujeira não tem como evitar, mas a época em que vai acontecer esse transtorno poderia ter sido outra. Me incomoda o fato de terem começado as obras em pleno fim de ano, perto do Natal e em época de chuva. Poderia ter feito isso antes, mais no meio do ano, ou no começo de 2014", afirma.

Prefeitura e empresa se pronunciam

Em nota, a assessoria de comunicação da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) de Juiz de Fora informa que o prazo para a obra ser encerrada é até domingo, dia 1º de dezembro, e que com isso, os problemas serão solucionados. Isso significa a rua limpa e todas as pedras portuguesas colocadas de volta no lugar. Caso a empresa não termine o serviço neste prazo, as obras só poderão ser retomadas em 2014.

Segundo a assessoria da empresa, "os serviços serão finalizados até este sábado, 30, em conformidade com o cronograma estabelecido com as Secretarias Municipais de Trânsito, de Atividades Urbanas e de Obras."

Além disso, o departamento esclarece que as obras de construção de canalização de rede subterrânea são realizadas de acordo com a Legislação Municipal e seguem os padrões estabelecidos pelos órgãos municipais competentes. "A empresa tem como procedimento realizar a devida recomposição dos locais onde são feitas as obras de implantação de rede, mantendo preservadas as características originais das calçadas. No caso específico de pedras portuguesas, a empresa realiza a recomposição temporária com cimento para permitir a imediata circulação de pedestres com segurança e contrata profissionais especializados que realizam a recomposição definitiva com pedras portuguesas. A GVT lamenta os transtornos causados e informa que está trabalhando nas recomposições para entrega dos locais nas condições adequadas."