Sábado, 6 de abril de 2013, atualizada às 10h10

Reajuste de 4,99% na tarifa de energia elétrica passa a valer nesta segunda

Da Redação
Luz

Passa a valer nesta segunda-feira, 8 de abril, o reajuste de 4,99% da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), direcionado a consumidores residenciais e de baixa renda. O aumento foi aprovado na última sexta-feira, dia 5, durante reunião pública extraordinária da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os consumidores da classe de baixa tensão (residências e pequenos estabelecimentos comerciais, entre outros) terão uma alta média nas tarifas de 6,98%, com a subclasse de consumidores residenciais, que inclui a baixa renda, obtendo um aumento de 4,99%. No entanto, a classe de consumo de alta tensão, que abrange a indústria e grandes estabelecimentos, teve aprovado um corte de 4,83%.

Os índices aprovados devem incidir nas tarifas já reduzidas, de acordo com a Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) anunciada em 24 de janeiro e conforme dispõe a lei nº 12.873/2013. O processo de Revisão Tarifária Periódica tem como principal objetivo analisar, após um período previamente definido no contrato de concessão (geralmente de quatro anos), o equilíbrio econômico-financeiro da concessão. A revisão tarifária da Cemig foi debatida em audiência pública entre 31 de janeiro e 1ª de março e contou com uma sessão presencial na cidade de Belo Horizonte no dia 05 de março.

ACESSA.com - Reajuste de 4,99% na tarifa de energia passa a valer nesta segunda