Juiz de Fora ganha núcleo de proteção ao animal

Eduardo Maia
Repórter
9/12/2014
Policia Civil

Juiz de Fora contará a partir de agora com um Núcleo de Atendimento às ocorrências de maus tratos aos animais. A iniciativa viabilizada através de uma parceria entre o poder público e as polícias Civil e Militar tem por objetivo coibir os maus tratos aos animais, bem como garantir a preservação do meio ambiente. A sede foi instalada ao lado da Delegacia Regional de Polícia Civil, em Santa Terezinha e já começa a funcionar a partir desta terça-feira, 9 de dezembro.

A delegada regional Sheila Aparecida Pedrosa de Melo Oliveira destaca que o trabalho será realizado de maneira colaborativa. "Não atenderemos somente os maus tratos aos animais, mas todos os crimes previstos na lei 9.605. Quando se tiver notícia de um animal sendo mau tratado ou submetido a trabalhos excessivos, pode-se procurar diretamente o núcleo ou a Polícia Militar. Registra-se a ocorrência que será encaminhada diretamente para o núcleo e aqui terá continuidade dos trabalhos de praxe, de investigação da polícia judiciária", destaca. A lei em questão refere-se também aos crimes contra o meio ambiente.

Segundo a delegada, a iniciativa funcionará de forma multissetorial, inclusive com integrantes de movimentos de proteção aos animais. "Temos investigadores da Polícia Civil, uma delegada titular e haverá policiais militares lotados no Pelotão de Meio Ambiente, voluntários de ONGs e grupos de protetores. Há uma sala aqui para se revezar no atendimento. Vamos contar com a colaboração dos serviços de veterinária da Prefeitura. Não é somente um trabalho de polícia, mas de todo o poder público", reforça.

Castração móvel de animais

Na cerimônia de inauguração, que ocorreu na manhã desta terça, firmou-se a parceria entre as polícias e os órgãos municipais para garantir os trabalhos. Além disso, movimentos da sociedade civil foram coroados como os grandes impulsionadores da proposta. Um dos idealizadores do núcleo é o vereador Noraldino Júnior (PSC). Em conjunto com a Delegacia Regional e o apoio da Prefeitura de Juiz de Fora, empreendeu esforços para garantir a instalação do núcleo em Juiz de Fora.

"A falta de políticas públicas no que tange ao crescimento do número de animais que sofrem os maus tratos é um dos grandes problemas da sociedade. Este momento marca o desenvolvimento dessas políticas, tornando Juiz de Fora uma referência para todo o estado na proteção animal", destaca o vereador. Em meio à solenidade, anunciou a doação de um caminhão que será empregado na castração móvel nas periferias de Juiz de Fora.

Dolores TambascoA delegada titular do núcleo, Dolores Tambasco (foto ao lado), garantiu que os autores de crimes contra os animais irão responder por seus atos. "Vou tentar transformar cada denúncia em investigação da Polícia Civil, não apenas em inquérito. Sabemos que a punição é muito branda e a impunidade é grande. Com a prisão de pessoas que cometerem delitos e o pagamento de altas multas, a sociedade se conscientizará", finalizou.

Na cerimônia também estiveram presentes o prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira (PMDB) e o chefe do 4º Departamento de Polícia Civil, José Walter da Mota Matos e o comandante da 4ª Cia de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar, Tenente Coronel Moisés Ricardo Pinto e a promotora Kelma Marcenal Pinto. Além das autoridades, participaram integrantes da ONG Ajuda, representados pelo presidente Antônio José Novaes Vieira, o Bolão. A protetora dos animais Neísa Teixeira também prestou um depoimento, agradecendo pela implantação do Núcleo.

O núcleo de atendimento às ocorrências de maus tratos aos animais funcionará de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 12h e das 14 às 18h30.

ACESSA.com - Juiz de Fora ganha n?cleo de prote??o ao animal