Quarta-feira, 6 de maio de 2015, atualizada às 12h24

Policiais Federais fazem manifestação contra PEC que dá autonomia total aos delegados

pf

Nesta quarta-feira, 6 de maio, Policiais Federais (PF) de Juiz de Fora fizeram manifestação contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 412/2009, que garante autonomia administrativa e financeira aos delegados. O protesto teve concentração em frente a delegacia da PF, na avenida Brasil, altura do bairro Manoel Honório, de 9h30 às 10h, sem interromper o atendimento ao público.

Segundo o diretor regional do Sindicato dos Policiais Federais de Minas Gerias (SINPEF/MG), Robson Carneiro da Silva, várias categorias da polícia rejeitam a PEC, como agentes, escrivães, papiloscopistas e peritos, exceto os delegados que apoiam o texto substitutivo. "A partir da Constituição de 1988 foi criado o ministério público para evitar e controlar possíveis abusos por parte da polícia, tanto para o bem quanto para o mau. Uma PF sem controle e armada é como uma locomotiva desgovernada, não sabemos onde ela pode parar", afirma Silva. A proposta tramita na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJC) prevê autonomia funcional, administrativa e financeira a Polícia Federal.

O diretor do SINPEF/MG completa que a aprovação da PEC é risco à democracia, e que não é necessário esta ação para que haja autonomia nas investigações. Um projeto de Lei (PL) ou uma Medida Provisória (MP) específica já seria suficiente para tratar sobre o assunto. "Em entrevista cedida para a Veja, o presidente da Associação Nacional dos Delegados afirmou ter feito contato direto com senadores e o presidente da Câmara afirmando que caso fosse aprovado a proposta, muitos dos deputados, inclusive Eduardo Cunha e Umberto Costa, não teriam sido indicados nas investigações Lava Jato", destaca.
Em Brasília, os policiais colhem assinaturas pedindo investigações sobre o vazamento de dados do Lava Jato.

ACESSA.com - Policia Federal faz manifesta??o contra PEC que d? autonomia total aos delegados