Park (ing) Day chama a atenção de pedestres no São Mateus

Idealizadora fala que o objetivo da ação é valorizar o pedestre, questionar o uso desenfreado do automóvel e favorecer a interação das pessoas com o espaço urbano

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
18/09/2015

park

As vagas de estacionamento entre ruas Oswaldo Aranha e Carlos Chagas, no bairro São Mateus, se transformaram nesta sexta-feira, 18 de setembro, em um espaço de convivência arborizada com várias intervenções sociais, chamado Park(ing) Day. Os pedestres que passam pelo local de 8h às 11h puderam aproveitar os serviços de aferição de pressão e teste de glicemia gratuitos, pré-cadastro de futuros doadores de sangue e sugestões para uma cidade melhor no mural interativo. Já o mobiliário e paisagismo tem previsão de ficar até o final do dia.

Pela primeira vez em Juiz de Fora, o evento mundial, idealizado na cidade pela estudante de arquitetura da UFJF, Lis Fajardo Loche, tem como objetivo valorizar o pedestre, questionar o uso desenfreado do automóvel e favorecer a interação das pessoas com o espaço urbano em que habitam, além de contribuir efetivamente com propostas temporárias capazes de incitar a mudança a longo prazo na cidade.
"Optei por esta região do bairro São Mateus por perceber que são ruas problemáticas. São muitas vagas para carros e mesmo assim, quem precisa vir no bairro, acha que ainda são poucas. Além do número mínimo de faixas de pedestre, que quase não tem vez. Com a ação pretendo motivar um novo olhar para esta situação e que pequenas mudanças trazem grandes diferenças", destaca Lis.

O espaço é gratuito e aberto ao público, não sendo necessário consumir nos estabelecimentos comerciais nem participar das atividades programadas para usufruir do local. O Park(ing) Day foi criado em 2005, em São Francisco, na Califórnia e, desde então, ganhou destaque na mídia digital e vem sendo recriado em diversas versões por todo o mundo. Na cidade, a ação é fruto do trabalho de conclusão de curso da estudante de arquitetura.

ACESSA.com - Park (ing) Day chama a aten??o de pedestres no S?o Mateus