Quarta-feira, 14 de outubro de 2015, atualizada às 14h50

Greve dos bancários completa uma semana com 54 agências paradas em toda região da Zona da Mata

greve

A greve dos bancários completa mais de uma semana e sem previsão de terminar. Até o momento os bancos não sinalizaram qualquer possibilidade de apresentação de contraproposta, por isso a paralisação segue por tempo indeterminado. A categoria solicita reajuste salarial de 16% (incluindo reposição da inflação mais 5,7% de aumento real), entre outras reivindicações.

O movimento segue com 54 agências de bancos públicos e privados paralisados em toda a Zona da Mata e Sul de Minas Gerais nesta quarta-feira, 14 de outubro, sendo 37 em Juiz de Fora. Entre as novas adesões está a Caixa Econômica de Bicas. Conforme o Sindicato dos Bancários, existem agências e bancos privados abertos apenas nos bairros São Mateus, Cascatinha, UFJF, Santa Terezinha, Manoel Honório e Benfica. Já os bancos públicos, a orientação mantém a mesma.

Os clientes do município devem procurar as agências do Banco do Brasil na rua Santo Antônio e na avenida Itamar Franco, que não aderiram à greve e estão em funcionamento normal, já a Caixa Econômica na rua Padre Café, no bairro São Mateus, possuí funcionários de atendimento do caixa que optaram por não aderir ao movimento grevista, e, mesmo sem o atendimento presencial estar aberto, se forem requisitados, não poderão recusar atendimento. "Caso os usuários precisem de pagar contas com valor acima do permitido em caixas eletrônicos e lotéricas, por exemplo, ele poderá requisitar atendimento", afirma a assessoria do Sintraf.

O sindicato reforça para os clientes que tiverem o serviço negado que procurem a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) para registrar a reclamação, onde receberá as orientações encaminhamentos devidos. De acordo com o sindicato, a denúncia quando a falta de envelopes para depósito na Caixa foi averiguada. "A gerência informou que estão fazendo este procedimento em alguns momentos, e redirecionando para as lotéricas, para evitar sobrecarga no processo de triagem dos envelopes".

Os serviços essenciais podem ser feitos pelo caixa eletrônico, internet banking, telefone, além de casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos credenciados. São eles, a compensação de cheque, saques, transferências, pagamentos, entre outros.

ACESSA.com - Greve dos banc?rios completa uma semana com 54 ag?ncias paradas