Segunda-feira, 9 de novembro de 2015, atualizada às 16h18

Defesa Civil registra 52 ocorrências durante final de semana

As chuvas que caíram em Juiz de Fora nas últimas 72 horas resultaram em um total de 52 boletins de ocorrência registrados pela Defesa Civil. Ao todo, foram 13 ocorrências na região Leste; 28 na Norte; seis na Nordeste; três na Sul; e, nas regiões Oeste e Sudeste, houve uma chamada em cada. Os pluviômetros da subsecretaria registraram, nas últimas 72 horas, a precipitação média de 65,05 milímetros (mm). Os locais mais atingidos foram a Represa João Penido, com 109,21mm, Nova Era, com 99,36mm, e Milho Branco, com 89,77mm. A média esperada para o mês de novembro é de 138mm.

Entre os registros, quatro são casos de desabamento de muro de contenção e dois de ameaça; quatro de desabamento de muro de divisa; dois de desabamento parcial de edificação e um de ameaça; seis de enxurrada; um de trinca em parede; seis de escorregamento de talude e seis de ameaça; nove de alagamentos; seis orientações técnicas; um de movimentação de terra; dois de rua danificada; um de trinca em muro de divisa; e um de infiltração em laje.

O registro de destaque foi a destruição parcial de três casas geminadas, no último sábado, 7 de novembro, no bairro Vivendas da Serra. O proprietário do terreno dos fundos das residências realizou uma escavação para a construção de um prédio. Com a chuva, o talude sofreu erosão e provocou o desmoronamento das cozinhas e áreas das três casas. A Defesa Civil foi até o local e interditou os imóveis atingidos e outros dois ao lado. O responsável pela construção já foi acionado e está tomando as providências.

Represas

Por outro lado, todas as três represas que atendem a região de Juiz de Fora aumentaram o nível do reservatório. Segundo a assessoria de comunicação da Cesama, de sexta, 6, até esta segunda, 9, a Represa de São Pedro passou de 39,6% para 65,5% de sua capacidade; a João Penido de 21% para 23,6% e Barragem de Chapéu D'uvas pulou de 50,5% para 50,8%. Em comparação com o mesmo período de 2014, a Represa de São Pedro estava vazia, João Penido apresentava 19,3% da capacidade e Chapéu D'uvas 36,4%.

ACESSA.com - Defesa Civil registra 52 ocorr?ncias durante final de semana