• Assinantes
  • Cidade
    Quarta-feira, 4 de maio de 2016, atualizada às 17h31

    Juiz de Fora sedia 1ª feira com produtos orgânicos, sem glúten e sem lactose nesta quinta-feira

    Angeliza Lopes
    Repórter
    foto

    Com 16 expositores, começa nesta quinta-feira, 5 de maio, a primeira feira vespertina de Juiz de Fora, destinada à comercialização de produtos de restrição alimentar, na praça Antônio Carlos, no Centro. Seguindo a tendência de crescimento das ofertas de produtos diferenciados, a 'Feira Por do Sol' vai oferecer opções para consumo no local ou para levar para casa, sem glúten, sem lactose, sem açúcar, veganos e orgânicos. O evento ocorre das 16h às 20h e é uma parceria entre empreendedores locais e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

    A organizadora da Feira, Débora Fajardo, conta que chegou a realizar há três anos, no Parque Halfeld, a primeira feira sem glúten da cidade. “A realidade era outra. A proposta era nova e com pouca adesão. Era difícil encontrar até pão sem glúten aqui. Foi preciso trazer empresas de fora, como Belo Horizonte e região do Rio. Mas, destes anos para cá a procura cresceu muito, sendo que uma das fornecedoras aumentou suas entregas em uma loja de quatro pães sem glúten para 50 unidades”, consta.

    Para abarcar todas as demandas, Débora decidiu ampliar a feira, reunindo todas as restrições que são opcionais ou por questões de necessidade, no mesmo espaço. Ela explica que a proposta é que o evento seja regular, mas passará por período de experiência de três meses para os organizadores avaliarem a procura. “A intenção é fazer duas edições mensais, nas primeiras e terceiras semanas do mês, sempre às quintas-feiras, na praça Antônio Carlos”.

    Outra inovação será o horário no período vespertino. A organizadora destaca que a ideia veio de uma experiência de sucesso que foi implementada em Curitiba, onde morava. Observando a tendência, ela optou por adequar ao município, que ainda não tem este modelo de feira. “Muitas pessoas não conseguem ir a feira na parte da manhã porque estão saindo para trabalhar ou estudar. A ideia é trazer este diferencial, oportunizando a compra logo após a hora do 'rush' ''.

    Variedades

    Os interessados em produtos com estes diferenciais poderão encontrar uma diversidade de opções, como: salgados, bolos, doces, tortas e inhoque congelado, linha de pães, antepasto, pastas, frutas e verduras orgânicas e chá da Índia.

    Débora Fajardo diz que mesmo conhecendo os pequenos produtores locais de restritivos, ficou surpresa com a quantidade de produções e variedades. “Tive que colocar até três expositores por barraca para caber todos. Um dos produtores de Paraíba do Sul fará apenas divulgação, por não ter loja fixa. Eles trabalham com entregas de orgânicos a domicílio. Outro fator importante é a exigência da certificação dos expositores que forem vender orgânicos”, destaca.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.