Obras anunciadas pelo prefeito de JF continuam sem prazo exato para serem iniciadas

Durante audiência pública, vereadores criticaram a ausência dos secretários convidados

Jorge Júnior
Repórter
21/3/2012

As obras que integram o Programa de Melhoria da Mobilidade Urbana, previstas no Programa de Governo do prefeito Custódio Mattos (veja vídeo ao lado), como a construção de dois mergulhões, duas pontes e um viaduto, continuam sem prazo para serem iniciadas, conforme depoimento do secretário de obras do município, Jefferson Rodrigues Júnior, em audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira, 21 de março, no plenário da Câmara Municipal da cidade.

"As obras deverão começar ainda este ano, e com previsão de ampliação. Vamos conseguir fazer algumas intervenções e ultrapassaremos o que estava previsto", afirmou o representante da pasta, que destacou que o projeto foi ampliado, passando de R$ 43 milhões para R$ 81 milhões. Segundo Rodrigues, a Prefeitura já assinou o convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), e aguarda a liberação da União.

Ainda sobre o projeto, o vereador Roberto Cupolillo (PT), destacou que "o prefeito pegou um projeto que já existia na Prefeitura há muito tempo e não conseguiu fazer. Agora o que importa é que as propostas não vão sair do papel." Quem também não acredita na execução das promessas é o vereador Flávio Cheker (PT). "Estamos falando de obras físicas e não metas. No programa de governo, o projeto é muito concreto. É uma meta que não foi cumprida", afirma.

Segundo o vereador Rodrigo Mattos (PSDB), devido aos problemas que a cidade enfrentava, como asfalto e trânsito, o prefeito optou por utilizar os recursos das obras para fazer um investimento na área central da cidade. Entretanto, o vereador destacou que ainda existem verbas que poderão ser destinadas às intervenções. De acordo com o proponente da reunião, vereador Luiz Carlos dos Santos (PTC), a avenida Rio Branco não precisava dessas alterações. "A gente não vê mudança estrutural, somente reparos", ressalta.

audiencia audiencia
Falta de representantes

Durante o debate, Santos e outros representantes do Legislativo, além de dois cidadãos, destacaram a falta de representantes da Prefeitura no encontro, como o secretário de Governo, Manoel Barbosa; a secretária de Atividades Urbanas, Sueli Reis, o secretário de Comunicação, Rodrigo Barbosa; o diretor do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb),  Anselmo Fernandes da Silva; e também do subsecretário de Administração e Recursos Humanos, Vítor Valverde, além de um representante da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

"Essa atitude nos faz crer no grau de irresponsabilidade das pessoas que ocupam esses cargos," disse Santos. Outro vereador que criticou a falta dos representantes foi Julio Carlos Gasparette (PMDB). "De secretários o prefeito está mal. Nem atender a um telefonema eles atendem." Na abertura da reunião, o presidente da Câmara, Carlos Bonifácio (PRB), leu as correspondências, que comunicavam o motivo da ausência dos secretários convidados para a audiência pública.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Obras anunciadas pelo prefeito de JF continuam sem prazo para in?cio