• Assinantes
  • Cidade
    Segunda-feira, 24 de abril de 2017, atualizada às 18h31

    Doze câmeras começam a multar em Juiz de Fora na próxima semana

    Da redação

    A partir do dia 5 de maio, as 12 câmeras do Infotrans da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), usadas para monitorar o tráfego em Juiz de Fora, começam a ser usadas nas fiscalizações de trânsito. Desta forma, agentes poderão aplicar multas direto do Centro de Controle e Monitoramento (CCM), onde as imagens capturadas pelas câmeras serão analisadas. A Secretaria divulgou a data para população através de faixas fixadas pela cidade, onde os equipamentos estão instalados.

    Além de dinamizar as autuações por infração de trânsito, correspondentes as normas de circulação e conduta - como dirigir sem cinto, estacionar em local proibido, usar celular ao volante, carga e descarga em espaço irregular, entre outros, o CCM vai auxiliar nos trabalhos da Guarda Municipal (GM) e da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU). A novidade foi divulgada pelo prefeito Bruno Siqueira no final de março, através de sua rede social.

    Para que os dispositivos pudessem ser usados pelos agentes, foi necessário a instalação de placas que sinalizam onde estão localizadas as câmeras. O uso de equipamentos de videomonitoramento é permitido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de acordo com a resolução 532, de junho de 2015. Caso o flagrante seja feito pelo sistema, o veículo poderá ser identificado pela placa, e, autuado.

    A assessoria de comunicação da Settra informa que os serviços de colocação das faixas e sinalização dos locais onde terão a fiscalização por câmeras estão sendo finalizados.  O trabalho foi divido em três etapas e a última está prevista para acabar neste final de semana, nos trechos das avenidas Itamar Franco e Rio Branco.

    Guarda Municipal e SAU

    Para auxiliar nos serviços de vigilância e segurança da Guarda Municipal, um guarda iniciou trabalhos de monitoramento desde o 28 de março. Através da observação das imagens capturadas, GM tem como repassar informações claras e detalhadas às equipes em tempo real. Caso seja observado alguma situação irregular, a equipe da guarda motorizada é acionada e faz a averiguação no local.  

    Já a presença do fiscal da SAU é mais uma forma de utilizar a tecnologia para ampliar o alcance dos fiscais de postura. A ACESSA.com entrou em contato com a SAU para saber se suas fiscalizações com a ajuda das câmeras iniciam no próximo dia 5, mas não obteve retorno até o momento.

    Em nota enviada nesta terça-feira, 24, a Secretaria de Atividades Urbanas informou que "continua realizando o levantamento das irregularidades posturais que podem ser flagradas pelo equipamento e algumas situações, como ambulantes, por exemplo, já estão sendo verificadas e informadas a outro fiscal que vai ao local averiguar a situação identificada nas câmeras".

    Confira os 12 pontos em que as câmeras de monitoramento estão distribuídas no mapa abaixo:


    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.