Estelionatário é preso em flagrante no São Mateus

Entre os documentos apreendidos estavam cartões de crédito, CPF, identidade, contra cheques e documentos do Detran de Minas Gerais e do Rio de Janeiro

Cintia Charlene
*Colaboração
9/07/2013
estelionato pc

Um estelionatário, de 56 anos, foi preso no início da tarde dessa terça-feira, 9 de julho, na rua Moraes e Castro, no bairro São Mateus, próximo a sede da 1ª Delegacia de Polícia Civil (1ªDPC). De acordo com o delegado, responsável pela 1ªDPC, Eurico da Cunha Neto a ação teve início por volta de 11h, devido há uma suspeita de arrombamento. "O síndico do prédio chamou a Polícia Militar, porque viu que um dos apartamentos do prédio foi arrombado. Chegando ao local, os policiais se deparam com diversos documentos falsificados e máquinas para impressão."

Imediatamente a Polícia Civil foi acionada e levou parte do material apreendido para a 1ª DPC. Uma equipe de militares ficou vigiando o local, aguardando o retorno do estelionatário. Por volta de 14h30, o suspeito chegou ao apartamento e quando tentava retirar parte do equipamento, foi abordado pelos militares e preso em flagrante.

O homem foi ouvido e confessou o crime, sendo posteriormente encaminhado para o Ceresp. Segundo o delegado o suspeito será enquadrado nos artigos do Código Penal 294, por possuir materiais para falsificação, podendo ficar de 1 a 3 anos de prisão; e no artigo 296, por falsificação de documento público, com pena de 2 a 6 anos de prisão. Neto afirma ainda que ficou impressionado com o material apreendido. "Nunca vi em Juiz de Fora uma máquina que imprime CPF. Além disso, ele ainda tinha computadores e impressoras capazes de montar diversos documentos como carteira de motorista; identidade; comprovante de pagamento, inclusive da PM."

O estelionatário afirmou em depoimento que várias pessoas o procurava para falsificar documentos. "Nós acreditamos que ele serviria como base para vários outros estelionatários que atuam em Juiz de Fora. Acredito que ele também desse golpes na cidade, mas, além de tudo fornecia esse material para outros criminosos, que também serão responsabilizados pela lei."

Para o delegado esta prisão irá impedir a ação de outras pessoas que se beneficiavam com os serviços de falsificação.

Materiais apreendidos

Além dos materiais já citados, a Polícia Civil também apreendeu dezenas de documentos, como cartões de créditos, cheques em branco e assinados, títulos de eleitor, dois computadores, quatro impressoras, diversos materiais para impressão, folhas em branco de certidão de nascimento, documentos do Detran de Minas Gerais e do Rio de Janeiro; e ainda diversos CDs contendo as matrizes dos documentos falsificados. "Vamos continuar investigando, principalmente em cima dos materiais apreendidos, com base nas fotos dos documentos. Um fato que nos chamou a atenção é que recolhemos, também, documentos em branco de carros dos estados do Rio e São Paulo, os quais parecem ser originais," afirma o delegado, ressaltando ainda que o suspeito afirmou comprar os materiais em São Paulo. "Vamos investigar isso também."

*Cintia Charlene é estudante do 7º período de Comunicação Social da UFJF

ACESSA.com - Estelionat?rio ? preso em flagrante no S?o Mateus