Ligação por pulso já é coisa do passado Quem já decidiu qual plano o ideal para consumo, deve ficar atento à próxima conta para saber se a escolha foi correta
Colaboração
09/07/2007
As novas regras para a cobrança das ligações locais já estão valendo. Se você já decidiu qual plano é o ideal para o seu consumo, fique atento à próxima conta de telefone para saber se a escolha foi correta.
Mas para você que ainda tem alguma dúvida sobre o novo sistema de cobrança, o Portal ACESSA.com explica as principais mudanças que estão acontecendo na telefonia fixa.
Na verdade, pouca gente entendia a cobrança por pulsos. Nesse sistema antigo, o consumidor tinha uma franquia de 100 pulsos. O primeiro era cobrado assim que a chamada fosse atendida. O segundo era aleatório e continha de um a quatro minutos. Os próximos pulsos eram contados de quatro em quatro minutos.
Foi para acabar com as dúvidas e tornar as cobranças mais transparentes para os consumidores, que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabeleceu as cobranças em minutos. Até o último dia 1º de julho, os usuários da telefonia fixa tiveram que escolher entre os dois planos determinados pela Anatel, de acordo com o perfil de cada consumidor.
Os Planos
Plano Básico: Nele, o consumidor residencial pode falar até 200 minutos de fixo para fixo pagando pela assinatura. Se usar mais do que isso, paga pelos minutos excedentes, de acordo com a tarifa local. Segundo a Anatel, esse plano é indicado para quem faz ligações rápidas, de no máximo dois minutos e meio cada, e não tem internet discada.
Pasoo (Plano Alternativo de Serviço de Oferta Obrigatória): Neste plano, o valor da assinatura é o mesmo, mas, em vez de 200, o consumidor residencial pode falar até 400 minutos. Toda vez que você fizer uma ligação, tenha ela a duração que for, serão descontados também 4 minutos do pacote de 400. A vantagem é que quando você utilizar todos os 400 minutos, a cobrança passa a ser menor. O valor do minuto excedente deste plano é mais baixo do que o plano básico de 200 minutos. Ou seja, compensa para quem faz chamadas mais longas.
Fonte: Anatel
A advogada do PROCON de Juiz de Fora, Clarisse Pereira, afirma que as operadoras podem oferecer, ainda, outros planos para que o consumidor se adeque ao seu tipo de consumo. A Anatel estipulou que, até o dia 31 de julho, as concessionárias não podem fazer propaganda de planos próprios, para não confundir o consumidor.
Independente do plano escolhido, continuam existindo os horários reduzidos.
- Dias úteis: de meia-noite às 6h;
- Sábados: de meia-noite às 6h e de 14h até meia-noite;
- Domingos e feriados nacionais: o dia todo.
Para cada ligação nesses horários, serão cobrados dois minutos no Plano Básico e quatro minutos no PASOO, independentemente do tempo de duração da ligação.
As pessoas que não fizeram a escolha entre os dois planos foram, automaticamente, para o Plano Básico. Apesar disso, os consumidores podem, a qualquer prazo e sem custos, migrar de um plano para outro. A orientação é pedir que a operadora envie duas faturas comparativas dos planos disponíveis, para avaliar seu perfil de consumo e fazer sua opção. Os consumidores também podem fazer a simulação dos dois planos pelo telefone 0800 25 5252.
A mudança vale apenas para ligações entre telefones fixos e locais. Chamadas de fixo para celular, de celular para fixo, entre celulares e de longa distância (DDD e DDI) já são cobradas por minutos e não sofrem alterações.
*Guilherme Arêas é estudante de Jornalismo da UFJF
- 03/09/2007 » Artigo: As mega-operações da Polícia Federal e a dignidade do investigado
- 18/08/2007 » Direito Econômico - a relação entre sociedade da informação e a propriedade intelectual
- 13/08/2007 » Repúblicas se adaptam às mudanças da telefonia - Estudantes analisam o perfil das repúblicas para optar pelos planos da nova cobrança da conta telefônica
- 19/07/2007 » Artigo: O que é o princípio do poluidor-pagador?
- 29/06/2007 » Mudanças na telefonia fixa - A partir desta sexta contas de telefone passam a ser tarifadas por minuto. Conheça os planos e saiba como fazer a migração
- 26/06/2007 » Consumação mínima e cardápio na porta - Ministério Público e Procon Estadual vão apertar fiscalização de regras. Multa a bares e restaurantes pode chegar a R$ 20 mil
- 18/06/2007 » Financeiras desrespeitam regras - Abordagem nas ruas e panfletagem no centro são proibidas em JF, de acordo com o Código de Posturas e do Consumidor
- Leia mais matérias em arquivo...
