Compras via internet

Nada mais f?cil e c?modo do que fazer compras pela internet, mas ? preciso ficar atento para que a compra virtual n?o se torne um problema.

Converse antes com o fornecedor para que voc? saiba como proceder se acontecer algum problema como atraso na entrega, cancelamento, devolu??o, pagamento, reembolso, entre outros. Se o fornecedor n?o responder, ? melhor e mais seguro n?o comprar o seu produto.

Procure informa?es e refer?ncias sobre o site com a fam?lia ou amigos e verifique se h? reclama?es no cadastro do Procon de seu Estado ou cidade.

Verifique o endere?o f?sico do fornecedor e os dados cadastrais da empresa, como CNPJ. O consumidor pode checar esses dados atrav?s do site www.registro.br. Confirme temb?m se h? algum telefone ou e-mail para esclarecimento de eventuais d?vidas.

Informe-se sobre os procedimentos para reclama??o, devolu??o do produto, prazo para entrega.

Conhe?a as medidas que o site adota para garantir a privacidade e seguran?a dos usu?rios.

N?o forne?a dados pessoais desnecess?rios para a compra.

Guarde todos os dados da compra, como nome do site, itens adquiridos, valor pago e forma de pagamento, n?mero de protocolo da compra ou do pedido.

Arquive, em meio eletr?nico seguro ou impresso, a confirma??o do pedido, o contrato firmado e os e-mails trocados com o fornecedor que comprovem a compra e suas condi?es.

Verifique o prazo de entrega da mercadoria ou execu??o do servi?o e se h? despesas com fretes e taxas adicionais.

Exija Nota Fiscal.

Fonte: Departamento de Prote??o e Defesa do Consumidor

Procon (Centro) - Juiz de Fora
Avenida Independ?ncia, 992
Centro - Juiz de Fora - MG
Telefone: 156