Terça-feira, 6 de julho de 2010, atualizada às 19h06

Abertas as inscrições para IV Festival de Esquetes Teatrais de Muriaé

Carolina Gomes
Repórter

Estão abertas as inscrições para o IV Festival de Esquetes Teatrais de Muriaé. Os interessados devem procurar a Casa de Cultura - Traduzindo Ideias, em Muriaé, até o dia 10 de agosto.

Segundo a coordenadora do festival, Fernanda Vieira, são esperadas aproximadamente 40 inscrições, das quais cerca de 20 peças deverão ser selecionadas. "Não há um número mínimo ou máximo de espetáculos selecionados, mas temos que analisar casos em que hajam preconceitos raciais ou religiosos por exemplo."

Podem se inscrever qualquer pessoa ou grupo teatral, profissional ou amador, que tenha uma esquete de no máximo 30 minutos para apresentar. A categoria e o tema são livres, podendo ser mímica, texto dramático, crônica, poesia e até mesmo formatos inovadores, como instalação performática e expressões.

Fernanda afirma que todos os participantes receberão certificado, além de serem premiados com troféus. O primeiro lugar recebe ainda um prêmio em dinheiro. A coordenadora lembra que o objetivo principal do evento é dar visibilidade a artistas que até então não tinham oportunidades. "O festival tomou uma proporção bem grande, hoje recebemos artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas e Espírito Santo. Em breve, tentaremos dar ajuda de custo para receber pessoas de estados mais distantes", afirma.

Durante a semana do festival, que vai de 19 a 22 de agosto, serão realizadas oficinas de dramaturgia, teoria e práticas corporais, além de oficina de circo. Haverá a apresentação de peças em praças públicas, bandas da região e dos espetáculos selecionados. A entrada para os eventos será feita mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que será repassado a uma instituição de caridade da cidade de Muriaé.