Zuzu Angel Lan?amento nacional do filme acontece em Juiz de Fora e conta com a presen?a de Patr?cia Pillar e Alexandre Borges

Fernanda Leonel
Rep?rter
31/07/2006
Tapete vermelho e canh?o seguidor fazendo um rastro de luz no c?u. Agitadores culturais, produtores, artistas. F?sico e humano compondo um cen?rio t?pico de uma grande noite de festa. Foi assim que Juiz de Fora marcou um "x" sob o dia 31 de julho, no calend?rio cultural da cidade. Foi com grande orgulho que a cidade sediou o lan?amento nacional do filme Zuzu Angel.

A parceria entre o longa nacional e o local onde ele foi lan?ado n?o ? nova. No ano passado, a equipe do diretor S?rgio Rezende esteve na cidade durante o processo de grava??o. Cinco semanas, do trabalho total de oito, foram rodadas em JF.

Mais motivos hist?ricos foram relembrados por Hildegard Angel (na foto, a direita), filha de Zuzu Angel, que estava presente na noite de lan?amento: "Esse filme tinha que ter uma liga??o forte com Juiz de Fora.

O meu pai veio para a vizinha cidade de Matias Barbosa para abrir um orfanato, o S?rgio [diretor] ? da fam?lia Rezende aqui da regi?o, Patr?cia Pillar que t?o bem est? representando a minha m?e tem parentes aqui na cidade",falou Hildegard, completando as justificativas do lan?amento em Juiz de Fora.

O lan?amento aconteceu no Espa?o Cultural Unibanco Palace. ?s 20h, um p?blico de aproximadamente 150 pessoas come?ou a chegar. Todos ansiosos para assistir ao longa nas telonas e tamb?m para conferir a chegada da protagonista do filme, Patr?cia Pillar(foto).

Alexandre Borges (foto abaixo), que viveu o personagem Fraga, advogado de Zuzu, tamb?m marcou presen?a na festa. Tanto ele, quanto Patr?cia Pillar circularam pelo hall de entrada do espa?o cultural, minutos antes de irem para as salas de cinema, junto com S?rgio Rezende e outros atores que participaram do longa.

Na frente da tela, o elenco do filme e as duas filhas da inspiradora do enredo, Hildegard e Ana Cristina, falaram sobre a emo??o de ver o trabalho concretizado, pronto para aprecia??o. "Trabalhamos duro para deixar pronto tudo que voc?s aqui. Mas foi gratificanete e me sinto honrado de trabalhar com todas essas pessoas. N?o digo que esse ? um trabalho meu, mas de cada um que fez parte desse projeto", declarou S?rgio.

Patr?cia tamb?m falou. Disse que estava "imensamente" feliz com o filme. Que Zuzu era o personagem mais complexo, mais dif?cil e mais rico de toda sua carreira. Para interpretar Zuzu, a atriz estudou ingl?s, hist?ria e corte e costura, conhecimentos que ela destacou como muito importantes para a caracteriza??o da personagem.

"Eduquei todo o meu corpo para essa atividade", falou Patr?cia (na foto ao lado do diretor S?rgio Rezende). A atriz realizou uma intensa pesquisa em peri?dicos da ?poca em que se passa a hist?ria e conversou muito com Hildegard para se "fazer Zuzu".

"O processo de prepara??o foi fundamental para eu entender toda a hist?ria dela, para eu ter a certeza da emo??o em cada momento". A personagem de Patr?cia participa de aproximadamente 90% da trama e contracena com todos os personagens do filme.

Depois da breve conversa com o p?blico, o filme foi exibido nas duas salas do Palace. Todas lotadas, diga-se de passagem. Coisa mais f?cil era ver cadeiras de madeira improvisadas, formando uma nova "fileira" atr?s das poltronas. Resultado: algumas pessoas acabaram sentando no ch?o.

Depois da exibi??o, de aproximadamente 110 minutos do drama, muitas palmas. O p?blico ficou de p? para aplaudir o drama que reflete um dos per?odos mais duros da hist?ria do Brasil: a ditadura militar. Depois foi a vez dos flashes dos f?s tomarem conta do sagu?o, enquanto Patr?cia Pillar e Alexandre Borges ainda estavam por l?.

Juiz de Fora como cen?rio
Vinte cen?rios interiores de Zuzu Angel foram montados em um pr?dio da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Durante as cinco semanas que a equipe ficou por aqui, quase todos as loca?es do filme foram montadas.

Segundo o diretor de Arte, Marcos Flaksman, a escolha de Juiz de Fora como cen?rio do filme foi decidida porque eles queriam filmar em uma cidade menos movimentada, que desse a escala mais pr?xima do que era o Rio de Janeiro na d?cada de 70.

Embora a hist?ria se passe no Rio, na capital fluminense foi filmado apenas o que era essencial: cenas na praia de Ipanema, no Jardim de Alah, no Tunel Zuzu Angel, nos bairros da Urca e no Copacabana Palace.

"A sacada de filmar em Juiz de Fora foi sensacional", comentou o produtor de Zuzu Angel, Joaquim Vaz de Carvalho (foto acima), que tamb?m estava presente no lan?amento. Ele diz que a locomo??o, as autoriza?es, tudo, ficaria mais complicado caso o filme fosse filmado do Rio.

Destacando o que Juiz de Fora fez pelo filme, ele tamb?m fez quest?o de dizer que a cidade tamb?m tem a ganhar com a filmagem e lan?amento do longa na cidade. "Essa parceria ainda vai longe", brincou.

A cidade tamb?m se fez presente no elenco de apoio. Nomes como M?rcia Falabella, Marcelo Gaio e Rodrigo Fagundes ganharam elogios do diretor S?rgio Rezende (foto acima): "? turma de craques que estrela o filme, veio se juntar mais tarde, uma turma de Juiz de Fora, cidade que tem um movimento teatral muito expressivo, onde compusemos o elenco de apoio.

O longa est? com estr?ia prevista nos tr?s cinemas da cidade, na pr?xima sexta-feira, 04 de agosto. ? esperar para ver o que o p?blico da cidade que tanto fez parte dessa hist?ria fict?cia achou do resultado final. Uma pena, e imposs?vel de n?o dizer, ? saber que a hist?ria real contada ? o reflexo de uma realidade que pertenceu ao Brasil.