Cantor est? na primeira fila da nova gera??o de sambistas Bruno Nogueira lan?a o seu primeiro CD solo Presen?a do Samba, e pode ser considerado a nova aposta como cantor e compositor do g?nero

Daniele Gruppi
Rep?rter
12/12/2008

Quem pensa que o Rio de Janeiro ? o ?nico ber?o de sambistas do Brasil, engana-se. Juiz de Fora tamb?m revela talentos no estilo musical que ? a cara do pa?s. Bruno Nogueira, 28 anos, lan?a, neste s?bado, dia 13 de dezembro, o seu primeiro CD solo Presen?a do Samba, e pode ser considerado a nova aposta como cantor e compositor do g?nero.

O gosto pelo ritmo e a paix?o pelo cavaquinho foram despertados nas rodas de samba na casa dos parentes, que, segundo Nogueira, eram freq?entes. Convivia tamb?m no meio de bambas da cidade, como Ministrinho, at? que come?ou a levar o samba a s?rio. Em 2003, ingressou no Grupo Sambarzinho, quando come?ou a se apresentar junto com tr?s colegas em casas noturnas, com a proposta de resgatar o samba de raiz.

Durante cinco anos respondeu pelos vocais da banda, mas optou por seguir carreira solo. Para ele, o samba possui espa?o certo em Juiz de Fora. "Nos ?ltimos anos, locais onde n?o tocavam m?sicas do g?nero abriram a oportunidade e, cada vez mais, o samba conquista o seu espa?o."

Nogueira afirma que a cidade forma um celeiro de artistas, cantores e compositores de qualidade. "? importante beber na fonte dos antigos compositores como Cartola, Jo?o Nogueira, Candeia, dentre outros. Estes ser?o sempre nossos professores, mas h? muita gente nova de talento no peda?o."

O cantor afirma que em suas apresenta?es n?o pode deixar de entoar, al?m das m?sicas pr?prias, a can??o N?o deixa o samba morrer. "? o carro-chefe", revela. Nogueira tamb?m se destaca na avenida. ? autor do samba-enredo da Unidos do Ladeira de 2008, atual campe? do carnaval de Juiz de Fora. Em 2009, afasta-se do carnaval para se dedicar ? divulga??o do novo ?lbum.

Prato cheio para quem ? bamba

Foto de
Bruno Nogueira A grava??o do CD Presen?a do Samba come?ou em 2007. ? composto por 12 faixas, sendo todas as m?sicas composi?es pr?prias. Registra tamb?m a participa??o dos juizforanos Carol Marques e Thiago Miranda e da carioca Aline Rodrigues. "J? tinha contato com os cantores e surgiu a id?ia de convid?-los para o trabalho."

Nogueira destaca algumas can?es do disco, como Tempos de Outrora. "Menciono v?rios sambas e sambistas antigos que est?o esquecidos mas n?o podemos esquecer." Dom Divino conta com a participa??o de Carol Marques. "Cito a for?a do samba nas pessoas que o respiram e digo que o sambista leva o samba para onde for, sem restri?es de lugar, cren?as ou condi?es sociais."

Na linha dos sambas mais rom?nticos com arranjos bem trabalhados est? Apura??o e Alento. No samba L? em Mangueira fica evidenciada a paix?o de Nogueira pelo carnaval e o amor antigo pela verde e rosa. "Quem ? sambista vai ouvir e relembrar bons tempos", garante.

M?sicos que acompanham Bruno Nogueira nos shows
  • Junior -Viol?o;
  • Fabr?cio - Cavaquinho;
  • Amanda ? Flauta;
  • Moacir ? Viol?o;
  • Rodrigo ? Surdo;
  • Jansen ? Percuss?o;
  • Manga ? Pandeiro.

O show de lan?amento do CD Presen?a do Samba pode ser conferido neste s?bado, dia 13 de dezembro, no espa?o W100 (rua W, 100).