• Assinantes
  • Cultura

    Sexta-feira, 24 de outubro de 2008, atualizada às 12h

    Festival de cinema de Juiz de Fora amplia a participação dos países latino-americanos

    Marinella Souza
    *Colaboração

    O Festival Primeiro Plano começa na segunda-feira, dia 27 de outubro, com uma programação que reúne debates, oficinas e exibições em diferentes pontos de Juiz de Fora (veja a programação). A novidade dessa sétima edição fica por conta da internacionalização do festival.

    Em 2008, o Festival ampliou a participação dos países latino-americanos. Segundo o coordenador do Festival, Aleques Eiterer, nas edições anteriores isso já acontecia, mas este ano essa participação se deu de forma mais efetiva.

    "A gente já exibia filmes argentinos, mas agora aumentamos o número de exibições e parte do Festival vai acontecer em Buenos Aires, em novembro", revela. Eiterer explica que essa proposta pretende aumentar o intercâmbio entre o Brasil e a América Latina e levar Juiz de Fora para outras cidades latinas.

    Outra novidade desta edição é a mostra de filmes independentes. "Teremos quatro produções realizadas com recursos próprios dos cineastas, numa tentativa de valorizar essas produções independentes", diz.

    Eiterer ressalta que a ligação com os países da América do Sul não se restringe à exibição de filmes, o próprio tema a ser debatido no seminário pretende aproximar esses dois universos cinematográficos. O Primeiro Plano - Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades traz o tema Imagens Entre Nós, que vai debater a questão da identidade audiovisual sul-americana.

    "O objetivo do Festival é proporcionar discussão, aprendizado e estimular a produção na cidade. Na verdade, ele cumpre vários papéis, que não apenas o de apresentar filmes", explica.

    Eiterer conta ainda que, os universitários também são contemplados em 2008. Por iniciativa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o melhor filme universitário vai ser premiado com recursos para uma próxima produção.

    Saiba quais os filmes serão exibidos no Festival.

    Documentários Musicais

    A música está em alta no Festival Primeiro Plano 2008. Três documentários exibidos estão nessa linha, homenageando Titãs, Arnaldo Batista e Waldick Soriano. Além desses, estão na programação homenagens a Bezerra da Silva e Noel Rosa e um sobre o hip hop.

    Eiterer acredita que essa coincidência reflete a proposta do festival que é mostrar o que a nova geração está fazendo pelo cinema nacional. "E o que eles estão fazendo são esses documentários musicais", destaca. Segundo Eiterer, essa é uma tendência no cinema contemporâneo e não poderia deixar de constar entre as exibições do Festival.

    *Marinella Souza é estudante de Comunicação na UFJF

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.