Terça-feira, 5 de janeiro de 2010, atualizada às 19h30

Onze grupos de Folia de Reis fazem apresentação durante encontro em Juiz de Fora

Aline Furtado
Repórter

Está marcado para o próximo sábado, 9 de janeiro, a partir das 16h, no Parque Halfeld, o X Encontro de Folias de Reis de Juiz de Fora. Durante o evento, 11 grupos de Folia de Reis da cidade terão vinte minutos, cada um, para apresentar uma das mais tradicionais manifestações da cultura popular. Além das apresentações, uma missa será celebrada às 17h, com a bênção de chaves.

De acordo com o presidente da Associação das Folias de Reis e Charolas de Juiz de Fora, André Luís Brasilino, os integrantes dos grupos seguem a tradição, que sugere que os Reis Magos percorreram em doze dias o caminho do Oriente a Belém, feito em doze anos, a fim de visitarem o Menino Jesus. "Por isso, saímos à meia-noite do dia 25 de dezembro e só retornamos no dia 6 de janeiro, quando é comemorado o Dia de Reis. São doze dias." O presidente explica que a peregrinação é feita nas cidades da Zona da Mata, do Sul de Minas Gerais e do interior do Rio de Janeiro. "Percorremos os municípios nos apresentando. A receptividade é sempre muito positiva, tanto que dependemos dos moradores destes locais para comer, dormir e tomar banho."

Durante as apresentações, que celebram os Santos Reis e o nascimento do Menino Jesus, os integrantes dos grupos entoam cânticos com versos preservados por meio da tradição oral. Além disso, são utilizados instrumentos diversos como sanfona, reco-reco, pandeiro, chocalho, violão, entre outros. O estandarte com decoração religiosa vai à frente do grupo, que é composto, ainda, pelos palhaços. "Estas figuras representam os soldados de Herodes, personagem bíblico que queria a morte de Jesus. São figuras assustadoras, já que representam o mal."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes