Quarta-feira, 26 de novembro de 2014, atualizada às 10h12

Sarau Consciência Negra é a atração do MAMM nesta quinta

Batuque

Nesta quinta-feira, 27 de novembro, o Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) realiza o sarau "Consciência Negra: Literatura e Música", a partir das 19h.

A programação da festividade conta com as palestras do professor norte-americano Antonio Dwayne Tillis e da professora Cecy Barbosa Campos, além da apresentação instrumental do Batuque Nelson Silva.

Catedrático da Universidade de Charleston no Estados Unidos, Tillis é estudioso da cultura afro e afroamericana, incluídas nesse conjunto também a cultura caribenha e latina. Em sua fala, o pesquisador introduzirá os ouvintes no panorama histórico-artístico dos descendentes de povos africanos nas três partes do continente, abordando suas semelhanças e peculiaridades.

Por sua vez, Cecy Barbosa Campos, que além de palestrante é idealizadora do sarau, falará da vida e obra do poeta, artista plástico e ativista político Abdias Nascimento. Com uma longa trajetória de vida, participando do integralismo no início da juventude até se tornar um dos próceres do movimento negro, Abdias Nascimento alcança notoriedade internacional ao se tornar professor da Universidade de Yale nos EUA e travar contato com importantes líderes negros norte-americanos como o poeta LeRoi Jones e Bob Seale - um dos fundadores do Panteras Negras. Também ocupou cadeiras na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, além de ser criador do Teatro Experimental do Negro.

Ao final, o tradicional Batuque Nelson Silva, considerado bem imaterial da cidade de Juiz de Fora, protagonizará uma apresentação com temas afrobrasileiros.

Com informações do MAMM


ACESSA.com - Sarau Consci?ncia Negra ? a atra??o do MAMM nesta quinta