mat?ria em audio

Associa??o dos Pais e Amigos dos Excepcionais Atendimento especial para pessoas especiais

D?bora Moratori
Rep?rter
03/09/2003

Maria Izabel
Marques A Associa??o dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Juiz de Fora foi fundada h? 35 anos - em 16 de junho de 1968 - por um grupo de pais de crian?as portadoras de necessidades especiais. "Antes mesmo de a institui??o ter uma sede, esses pais trabalhavam com o desenvolvimento dos filhos em casa. N?s nos reun?amos em grupos de cinco m?es e aplic?vamos os exerc?cios que t?nhamos aprendido, de casa em casa, em nossos filhos", lembra uma das fundadoras da Apae, Maria Izabel Marques.

"Para aprender a fazer esse trabalho n?s ?amos ? Abae, Associa??o Barbacenense de Apoio aos Excepcionais, onde nossos filhos tamb?m eram consultados com um neurologista. E todo m?s volt?vamos l? para a consulta, trocar o medicamento...", conta.

Esse trabalho volunt?rio realizado pelas pr?prias m?es dos excepcionais e em casa durou cerca de dois meses at? que o grupo conseguiu um espa?o para desenvolver essa atividade. O local, o sal?o S?o Geraldo foi emprestado pela Igreja da Gl?ria. Com a conquista de um espa?o pr?prio, o segundo passo era trazer e adaptar o trabalho j? desenvolvido em Barbacena para Juiz de Fora. "N?s passamos 18 dias l? para aprender o trabalho", recorda-se a fundadora.

Ondina
Pestana

Primeiros passos
Estava lan?ada a pedra fundamental para a cria??o da Associa??o dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Juiz de Fora. Durante dois anos, os trabalhos foram desenvolvidos no sal?o at? que o ent?o prefeito da cidade, Augustinho Pestana, filho de uma das fundadoras da Apae, Ondina Pestana (foto),"a fundadora que mais batalhou para a constru??o da associa??o", diz Maria Izabel, e irm?o de tr?s excepcionais, doou o terreno onde hoje funciona a entidade para o grupo.

A verba para a constru??o da sede foi angariada atrav?s do tamb?m ex-prefeito Adhemar Rezende de Andrade junto ao deputado alem?o Herman Gorgen. "O dinheiro deu para construir a sede e o que sobrou n?s devolvemos para ele. Foi uma contribui??o muito significativa", conta a fundadora.

P?tio interno da Apae Imagem de S?o Geraldo Alunos da associa??o em sala de aula

Al?m da associa??o de Barbacena, a Apae do Rio de Janeiro, a primeira do Brasil, tamb?m serviu de molde para a funda??o da entidade de Juiz de Fora, "uma das pioneiras em Minas Gerais", orgulha-se Maria Izabel. "Hoje, s? no estado s?o 360 Apaes", completa.

"O in?cio foi muito dif?cil. N?s contamos muito com o trabalho volunt?rio das m?es. O ex?rcito tamb?m ajudou muito, mas n?o t?nhamos o que hoje a gente pode oferecer aqui. Basicamente o que era feito eram os exerc?cios de fisioterapia".

De l? para c?...

A Apae trabalha com a habilita??o e reintegra??o de crian?as, jovens e adolescentes portadores de necessidades especiais, como S?ndrome de Down, paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento psicomotor e neuropsicomotor, seq?elas de meningite, rub?ola, entre outros. A associa??o ? uma entidade filantr?pica, sem fins lucrativos, que possui uma equipe composta por neurologista, pediatra, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudi?loga, psic?loga, pedagoga, professores, monitores, entre outros profissionais.

Terapia Ocupacional Fonoaudiologia Fisioterapia

Atualmente a Apae de Juiz de Fora presta atendimento e tem cadastrados 520 excepcionais. Em sua grande maioria, s?o fam?lias carentes n?o s? de Juiz de Fora, mas de v?rias cidades da regi?o. Na Apae, encontram o trabalho de uma equipe especializada que tamb?m trabalha com a fam?lia do excepcional.

"Assim que a fam?lia chega a Apae, ela ? encaminhada ao setor de assist?ncia social onde ? realizada uma pequena triagem para preencher uma ficha de atendimento. Depois a crian?a passa pela avalia??o do neurologista que indica a conduta e o tratamento mais ideal com os outros profissionais, fonoaudi?logo, pscic?logo, fisioterapeuta... Esses profissionais trabalham com a orienta??o das fam?lias, no que diz respeito ? aceita??o, postura e conduta, e com a estimula??o da crian?a", explica a assistente social da Apae, Jaine Guelber Silva Damasceno.

Educa??o especial

Al?m de toda essa equipe m?dica, a Apae tamb?m oferece o acesso ? educa??o especial. A diretora da escola que funciona na associa??o, Gl?ucia Maria Duque Mello, explica que a escola funciona no esquema de ciclos. "N?s temos a parte da educa??o infantil para alunos de quatro a seis anos e o primeiro ciclo que corresponde ? primeira s?rie do ensino regular. Esse primeiro ciclo ? dividido em tr?s etapas: a regular, a intermedi?ria e a avan?ada e ? para crian?as a partir dos sete anos".

A professora conta que a escola a trabalha basicamente com a parte da alfabetiza??o. S?o 88 alunos matriculados nos dois turnos - manh? e tarde - e que est?o evoluindo bastante, de acordo com a diretora. Al?m das aulas, os alunos tamb?m t?m aulas de inform?tica. Para os adultos, a Apae oferece oficina de marcenaria e costura.

Oficina de costura Inform?tica Oficina de marcenaria

De beb?s aos filhos dos fundadores, a Apae atende pessoas especiais que recebem um tratamento ainda mais especial na associa??o. "Aqui essas pessoas encontram distra??o, carinho e alegria", ressalta Maria Izabel. Prevenir a defici?ncia, facilitar o bem estar e a inclus?o social do excepcional essa ? a miss?o da Associa??o dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Juiz de Fora.

Uma ajuda para quem precisa

A Apae est? precisando de ajuda. A verba que recebe da prefeitura atrav?s do Conselho Municipal de Assist?ncia Social e do governo n?o ? suficiente para cobrir os gastos da associa??o. "H? dez anos, esse recurso que a gente recebe pelo Fundo Nacional de Assist?ncia social n?o ? reajustado. Aumentam as crian?as que a gente atende, aumentam as despesas, mas o dinheiro n?o. N?s estamos precisando de ajuda urgente! Qualquer ajuda ? bem vinda, mas principalmente dinheiro, porque n?s estamos precisando de pintar, reformar, pagar os funcion?rios", pede Maria Izabel.

Quem puder colaborar, pode procurar a Apae e para se tornar s?cio-contribuinte da associa??o. A Associa??o dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Juiz de Fora funciona de segunda a sexta-feira, de 7h ?s 11h e de 13h ?s 17h. O endere?o ? Rua Cust?dio Trist?o, 02 - Santa Terezinha. Mais informa?es, pelos telefones 3224-3065 ou 3224-6850.

Conhe?a a Associa??o dos Pais e Amigos dos Excepcionais

Clique nas fotos para v?-las ampliadas