Quinta-feira, 24 de julho de 2008, atualizada às 17h11
Hemominas faz coleta no 10º Batalhão e na Igreja de São Cristóvão
para evitar a queda de doações em julho
Repórter
Só na sexta-feira, dia 25 de julho, duas ações externas estão na agenda do Hemominas de Juiz de Fora. As atividades fazem parte de uma série de medidas que a instituição tem tomado para evitar a queda nas doações de sangue, que tradicionalmente ocorrem neste mês de férias e frio.
Na manhã de sexta, a equipe do Hemominas vai estar no 10º Batalhão de Infantaria (Rua General Gomes Carneiro s/nº - Fábrica). A coleta de sangue será feita no local de 08h às 12h. Segundo a chefe do setor de captação de doadores Ana Elisa Alvim, a expectativa é de mobilizar pelo menos 50 pessoas.
No Bairro Centenário, as atividades integram as comemorações pelo dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. A equipe de captação vai falar à comunidade sobre a importância da doação de sangue durante as celebrações de 07h, 09h, 15h e 19h30, na Igreja de São Cristóvão.
Durante todo o mês, o Hemominas tem realizado campanhas, inclusive em outras cidades, para manter a meta de 150 doações por dia. No último dia 19, a coleta foi realizada em Visconde do Rio Branco, onde a instituição mobilizou 200 doadores.
Com as ações, o Hemominas tem conseguido manter o estoque, mas no início do mês,
foi registrada
queda de 40% nas doações. "Precisamos trabalhar muito porque qualquer queda momentânea pode gerar um grande
impacto, pois fornecemos uma média de cem bolsas de sangue por dia para os hospitais da
região"
, afirma Elisa.
Além do frio e do período de férias, a maior incidência de gripe e doenças respiratórias também afasta os doadores nesta época do ano. Para minimizar o problema, foram feitas parcerias com faculdades, que enviaram e-mails para os alunos, e mobilização em colônias de férias, no intuito de que as crianças sensibilizem os pais.
Campanha nacional
As atividades locais puderam contar também com a ajuda da campanha nacional veiculada pelo Ministério da Saúde (MS). Com o slogan Ajudar tá no sangue, pretende-se valorizar o doador, mostrando que o gesto de doar sangue é motivo de orgulho e pode salvar até quatro vidas. Segundo os dados divulgados pelo MS, apenas 1,8% dos brasileiros doam sangue, índice abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde.
No dia 09 de agosto, o Ministério da Saúde vai iniciar uma campanha de vacinação contra a rubéola. Como não é possível doar sangue por 28 dias após a vacina, o Hemominas faz o apelo de que todos doem sangue antes de se imunizar. Para evitar a baixa no mês de agosto, a instituição está vacinando antecipadamente doadores e acompanhantes.
Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 18 e 65 anos, estar saudável, pesar mais de 50 quilos e não ter tido hepatite após os dez anos de idade. É necessário apresentar documento de identidade oficial com foto e dentro do prazo de validade. A vacinação contra gripe exige um intervalo de 28 dias até a doação. O Hemominas aconselha que os doadores não estejam em jejum. Quem for doar após o almoço, precisa aguardar, pelo menos, três horas.
O Hemominas de Juiz de Fora fica na Rua Barão de Cataguases, s/n, no centro. O telefone é (32) 3216-3000.
- 05/08/2008 » Cresce número de inscritos com deficiência no vestibular - O desenvolvimento de meios para atender pessoas com deficiência e problemas de saúde tem estimulado o aumento de inscrições na UFJF
- 24/07/2008 » Infa tem atendimento em várias áreas a preço diferenciado - Psicologia, fonoaudiologia, capacitação para o mercado de trabalho e orientação jurídica estão entre os serviços oferecidos pelo Instituto da Família
- 25/07/2008 » Interesse pela gente simples motiva voluntária - Rita Martins desenvolve trabalhos sociais desde a adolescência. Aos 62 anos, ela está à frente do Infa/JF e se preocupa com a formação de consciência crítica
- 25/07/2008 » Projeto prepara o deficiente visual para o dia-a-dia - Em um espaço projetado como um mini-aparatamento, são realizados trabalhos relacionados à alimentação,higiene, saúde e segurança e atividades domésticas
- 22/07/2008 » Abertas as inscrições para concurso de vídeo com tema antidrogas
- 16/07/2008 » Trabalho voluntário leva arte para instituições - Grupo Arte leva trabalhos, como dobraduras de papel, mágica, teatro fantoche, leitura de histórias, para instituições da cidade há sete anos
- 11/07/2008 » Hemominas de Juiz de Fora desenvolve ações para captar doadores em julho. Número de doações caiu 30%
- Leia mais matérias em arquivo...
