Quarta, 29 de agosto de 2007, atualizada ?s 15h02

Prazo para cadastramento no sistema de transcri??o de mensagens dos correios termina na sexta


Priscila Magalh?es
Rep?rter

Os deficientes visuais de todo o estado de Minas Gerais podem se cadastrar no N?cleo de Transcri??o de Mensagens dos Correios at? a pr?xima sexta-feira, 31 de agosto. O servi?o vai possibilitar que essas pessoas troquem correspond?ncias com outras pessoas ou empresas sem dificuldades para leitura, tanto da pessoa deficiente quanto de quem n?o tem essa defici?ncia.

O servi?o vai funcionar da seguinte maneira: o deficiente envia uma correspond?ncia, em braile, para o n?cleo, que vai transcrev?-la e mand?-la ao destinat?rio indicado pelo remetente. O mesmo acontece quando algu?m quiser mandar carta a um deficiente. Ela ? enviada para o n?cleo, que transcreve para o braile e envia para o destinat?rio.

De acordo com o diretor dos Correios em Minas Gerais, Fernando Miranda, o teste vai ser feito apenas nas ag?ncias dos Correios de Minas. "Mas nada impede que usu?rios de outros estados possam utilizar o servi?o. Basta que a correspond?ncia seja enviada para o endere?o do N?cleo de Minas Gerais", explica.

De acordo com o coordenador, o servi?o n?o vai ter custo adicional para os usu?rios. "O valor cobrado ? o mesmo de uma correspond?ncia normal. Quando o deficiente enviar a carta para os Correios, gratuitamente, ele dever? colocar dentro dela um selo, que ser? utilizado quando ela for reenviada ap?s a transcri??o. E quando uma pessoa sem a defici?ncia for enviar, ela paga o selo e, ap?s a transcri??o, a carta ? enviada pelos Correios".

Fernando acrescentou ainda que a iniciativa de inclus?o social ? importante. "? um projeto que existia h? 20 anos. A nossa expectativa ? que ele seja lan?ado no dia nove de outubro".

A Assessoria de Comunica??o dos Correios diz que o cadastramento vai servir de par?metro para dimensionar os recursos necess?rios ? implanta??o do servi?o. O cadastro s? pode ser feito pelo telefone, atrav?s do n?mero (31) 3213-2921, de 8h30 ?s 12h e de 14h ?s 18h.