Terça-feira, 1 de junho de 2010, atualizada às 18h05

Projeto de inclusão digital beneficia produtores e trabalhadores rurais

Carolina Gomes
Repórter

Foi inaugurado nesta terça-feira, 1º de junho, a sala do Programa de Inclusão Digital, onde serão oferecidos cursos básicos de informática gratuitos para os produtores rurais. O objetivo é capacitar o produtor e o trabalhador rural para o uso adequado e eficiente das tecnologias de informação. O Projeto de Inclusão Digital é uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Juiz de Fora, Domingos Frederico Neto, hoje ninguém pode viver sem informática e o curso visa inserir o homem do campo nesse meio. "O objetivo é ensinar ao produtor como utilizar a informática para ter acesso aos custos da produção, facilitando o cálculo dos lucros e evitando possíveis prejuízos", afirma.

A sala conta com dez computadores. Para criar uma estrutura melhor de apoio foi criado o Canal do Produtor, reunindo notícias do setor, previsão do tempo, cotações das bolsas de valores e do dólar, além de informações do mercado, legislações e uma grande biblioteca sobre os assuntos de maior interesse do homem rural e da sociedade.

O curso tem a duração de 16 horas, dividas em quatro dias. Há aulas no turno da manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 13h às 17h. Podem se inscrever produtores e trabalhadores rurais, assim como os filhos de produtores com idade acima de 16 anos. Os interessados podem entrar em contato com o Sindicato, através do número (32) 3215-1006. As primeiras turmas já estão formadas e a lista de espera é de aproximadamente 20 dias. Ao todo, serão formados 20 alunos por semana.