Walace Nolasco Walace Nolasco 1/2/2011


Datas e prazos são primordiais num concurso público 

ilustração de um calendárioAo se interessar por um processo seletivo público, o primeiro passo que se deve dar, antes mesmo de efetuar a inscrição, é realizar a leitura atenta do edital. Neste primeiro momento, alguns pontos devem ser considerados com bastante atenção. É preciso verificar se há vaga de seu interesse, se as atribuições estão adequadas ao seu potencial e/ou competência, se o conteúdo é pertinente aos seus estudos, se a organizadora possui uma banca de provas a qual você se adapta e, principalmente, se as datas previstas são possíveis de serem inseridas em sua agenda pessoal e/ou profissional.

A questão das datas e prazos num processo seletivo público é fundamental, pois os editais são taxativos ao regular a não possibilidade de extensão. Embora isso ocorra muitas vezes, tais modificações estão sempre relacionadas a problemas diversos envolvendo principalmente a organizadora, mas nunca são abertas exceções ao esquecimento ou qualquer outra situação que possa envolver o candidato. Por isso, recomenda-se a leitura do edital com ênfase na delineação de um cronograma de atividades onde todas as datas e prazos são destacados e analisados cuidadosamente. Algumas organizadoras costumam já elaborar este cronograma e colocar anexo ao edital, no entanto, não são todas que possuem este cuidado.

Além das datas de inscrição e provas objetivas, que todos já estão acostumados a verificar num edital, o possível candidato deve checar também quais outros prazos serão cobrados no decorrer do processo. Se ocorrerão provas de títulos ou prática e para quando estão previstas, quando serão divulgados os gabaritos e resultados e quais os prazos estipulados para a interposição de recursos. Hoje em dia, praticamente todas as organizadoras apresentam no edital de abertura do processo todas essas datas e prazos como previstos, mas dificilmente não são cumpridos.

Esse cuidado não exime o candidato já inscrito de estar durante todo o desenvolvimento do processo seletivo atento ao site da organizadora ou ao veículo de comunicação oficial do órgão público em questão. É necessário se ter em mente que a partir do momento que se inscreve num processo seletivo público é necessário estar em vigília constante, pois mudanças podem ser implementadas a qualquer momento. Todo edital abre esta possibilidade e determina que é de responsabilidade do candidato estar atento aos procedimentos e mudanças relacionados ao concurso em questão.

Não são poucos os casos de candidatos que perdem a vaga num concurso em função da não observância dos prazos e datas, fazendo com que deixe de se apresentar com documentos ou questionamentos em momentos necessários ao andamento do processo. É importante se conscientizar que a atenção ao processo e sua realização adequada é a primeira chave de abertura da porta de acesso ao mercado público de trabalho brasileiro.



Walace Nolasco é especialista em Comunicação Empresarial com grande experiência
na área de seleção pública de pessoal (concursos públicos).