Pequenos bil?ng?es Crian?as com apenas tr?s anos j? est?o aptas para aprender uma nova l?ngua de forma l?dica e concreta, baseando-se na pr?pria viv?ncia infantil

Marinella Souza
*Colabora??o
14/03/2008

Em uma sociedade cada vez mais competitiva, falar uma segunda l?ngua tornou-se uma necessidade b?sica e quanto mais cedo, melhor. Alguns especialistas acreditam que a melhor hora para iniciar uma crian?a em outro idioma ? quando ela come?a a ser alfabetizada, mas h? quem acredite que aos tr?s anos a crian?a j? est? preparada para esse aprendizado.

Diretora de uma escola infantil de Juiz de Fora, Andreza Giacomini (foto abaixo), acredita que desde o momento que a crian?a come?a a desenvolver sua oralidade est? pronta para aprender uma nova l?ngua, mas a forma de abordagem tem que ser diferenciada, de acordo com a faixa et?ria. "A abordagem do ingl?s segue a dos outros conte?dos, ou seja, trabalhamos a l?ngua de uma forma l?dica, baseada no concreto, no que eles conhecem".

Na sua escola, o ingl?s ? ensinado atrav?s de um material desenvolvido pelo pr?prio professor, que criou um projeto que trabalha os conhecimentos b?sicos do ingl?s, como as cores, as frutas ... A cada semana, a escola desenvolve pequenos projetos tem?ticos para todas as crian?as e o professor aproveita isso para incrementar as aulas de ingl?s. A pedagoga e s?cia de Andreza, Daniele Gobira (foto abaixo), acredita que essa ? uma forma de trabalhar o idioma atrav?s do concreto.

Foto da 
  diretora Andreza "J? fizemos, entre outras coisas, a semana dos animais. As crian?as que trouxeram seus animaizinhos de estima??o e o professor ensinou os nomes de cada animal, o tipo de revestimento corporal, o que eles comem. A resposta ? muito positiva, porque as crian?as podem interagir com o aprendizado", comenta.

Para as pedagogas, o aprendizado, de qualquer conte?do e, em especial, o de um novo idioma, deve ser contextualizado para surtir o efeito desejado. Respeitar a viv?ncia e a bagagem de cada crian?a ? fundamental para o aprendizado, que deve ser prazeroso para os pequenos. "J? dizia Rubem Alves que tudo o que ? saboroso deixa boas recorda?es, o mesmo vale para o aprendizado: quanto mais gostoso, mais f?cil".

Quanto mais cedo, melhor

Andreza conta que desde que montaram a escola t?m parceria com uma escola de ingl?s para ensinar a l?ngua para crian?as de quatro anos, mas esse ano anteciparam o ensino por acreditarem que quanto antes as crian?as tiverem contato com a l?ngua mais f?cil ser? o aprendizado e a resposta foi excelente. "As crian?as respondem bem ao que ? ensinado porque o conhecimento vem de forma natural, atrav?s de hist?rias coloridas, de m?sicas atraentes, enfim, de coisas que fazem parte do universo deles. Isso facilita bastante".

Foto de
 Daniele Para atrair a aten??o dos pequenos para a novidade, o m?todo escolhido pelo professor ? o mais simples. Ele j? entra na sala falando tudo em ingl?s e a garotada fica maravilhada com aquela l?ngua estranha. Uma vez entretidos, querem entender o que est? acontecendo e ele explica que est? falando do mesmo jeito que o Mickey e o Pato Donald, a? a identifica??o ? imediata e o aprendizado vem naturalmente.

Para Daniele, o importante no ensino infantil ? a socializa??o, n?o se pode cobrar demais nem exigir muito das crian?as nessa faixa et?ria, tem que respeitar o ritmo delas. "A abordagem tem que ser diferenciada, leve, prazerosa, sen?o n?o vai funcionar. Ao contr?rio do que acontece com as crian?as maiores, de sete anos, por exemplo, com os pequenos n?o h? cobran?a de nota, a avalia??o ? natural e, ?s vezes, eles mesmo trazem a pequena bagagem de vida que possuem para a sala de aula e isso acrescenta muito para a din?mica professor/aluno", explica.

Despertando a criatividade
Andreza explica que o grande "pulo do gato" ? transformar as aulas para depois transferir isso para o papel, ou seja, se o projeto da semana s?o as frutas, antes de fazer uma atividade no papel, as frutas s?o levadas para a sala de aula para facilitar a identifica??o. S? depois desse contato inicial ? que as atividades s?o realizadas. "Aos tr?s, quatro anos, a crian?a j? est? com a oralidade solidificada, j? interage com as coisas ao seu redor, a id?ia ? aproveitar essa intera??o para criar situa?es de aprendizagem", ensina.

Seguindo essa filosofia da intera??o, a escola de Andreza e Daniele j? trabalhou, al?m dos animais e das frutas, temas como sa?de, dia das m?es, dia dos pais, diversidade, p?scoa, circo e as demais datas comemorativas a fim de trazer o aprendizado mais para perto das crian?as, facilitando a assimila??o. "O aprendizado do ingl?s come?a pelas coisas simples como o nome da crian?a e dos amigos, os objetos da sala de aula".

Foto de material
de ingl?s para crian?as Foto de sala
de aula de ingl?s para crian?as com o professor Foto de sala
de aula de crian?as de quatro anos

Tanto no material desenvolvido pelo professor como o oferecido pela escola de l?nguas conveniada, o objetivo ? trabalhar com as crian?as menores usando imagem e m?sica para chamar a aten??o. Segundo Daniele, o professor apresenta a hist?ria e desenvolve a did?tica em cima dela. "Atrav?s das imagens que mostra ele vai ensinando as palavrinhas que fazem parte daquele contexto. Usa elementos da hist?ria para ensinar o ingl?s e isso d? supercerto", comenta.

Os pais est?o adorando a novidade e contam orgulhosos o progresso de seus filhos. H? pouco tempo, Andreza ouviu o relato de uma m?e que estava feliz porque o filho de apenas tr?s anos j? reconhecia as cores. "Ela chegou aqui toda feliz porque o filho olhou para uma blusa azul e disse blue! Isso ? muito gostoso. E as crian?as tamb?m adoram falar a l?ngua dos seus personagens favoritos", diz.

Esse primeiro contato com o idioma ? muito importante para que, mais tarde, as crian?as aprendam a ler e escrever na l?ngua. "? importante porque com a pron?ncia assimilada o restante do aprendizado fica mais f?cil". O importante ? n?o ter medo de arriscar e ter em mente que a crian?a tem capacidade para aprender tal conte?do da maneira adequada. Essa postura s? vem a facilitar o futuro dos pequenos.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o da UFJF