Tornar a leitura um h?bito prazeroso ? o maior incentivo O la?o que a crian?a desenvolve com a leitura, depende da rela??o estabelecida com o adulto que faz a media??o com os textos

Marinella Souza
*Colabora??o
Madalena Fernandes
Revis?o
23/10/2008

Que a leitura ? um h?bito saud?vel todo mundo sabe, mas uma quest?o de fundamental import?ncia ?: como criar esse h?bito em crian?as t?o facilmente seduzidas por brinquedos eletr?nicos, televis?es e computadores?

Para a pedagoga Andreza Giacomini (foto abaixo), o grande mist?rio est? no primeiro contato. Ela acredita que, ao contr?rio do que era feito antigamente, ? preciso que a leitura seja apresentada ?s crian?as como um h?bito prazeroso e divertido.

Segundo Andreza, exigir a leitura de textos muitos longos ou cobrar delas a compreens?o do texto lido pode ser prejudicial. O ideal ? come?ar aos poucos e esse trabalho, como lembra a tamb?m pedagoga Daniele Gobira, deve ser feito em conjunto com a escola.

Andreza ressalta que, mesmo antes de a crian?a ser alfabetizada, j? ? poss?vel despertar nela o interesse pelos livros. "Desde o ventre, a crian?a cria um v?nculo com a voz dos pais. Se eles aproveitam isso para contar hist?rias de uma forma agrad?vel e continuam fazendo isso ? medida que ela vai crescendo v?o criar um encantamento pela hist?ria contada", diz.

E nessa tarefa de chamar a aten??o das crian?as, os pais, as m?es e os educadores contam com um aliado: as editoras. De olho no mercado infantil, elas oferecem livros que mais parecem brinquedos e despertam a curiosidade e o interesse dos pequenos.

Dicas

Para come?ar, Andreza ensina que os melhores livros s?o aqueles com muita imagem e pouco texto, porque no in?cio da vida ? assim que meninos e meninas se comunicam e entendem o mundo: atrav?s das imagens.

"Contar essas hist?rias mostrando as gravuras e, de prefer?ncia, seguindo a leitura com o dedo, ? fundamental para que elas consigam acompanhar o racioc?nio e entender que aquele conjunto de s?mbolos t?m uma fun??o", orienta.

Foto de 
  Andreza Giacomini Outra dica que as pedagogas d?o para incentivar as crian?as j? em fase de alfabetiza??o, ? identificar os objetos que elas conhecem e associar as letras iniciais desses objetos com outras palavras que ela conhe?a, como a inicial do nome dela e das pessoas que a cercam.

Daniele sugere que os cl?ssicos sejam explorados. "Se a crian?a n?o sabe ler, os pais podem reservam meia hora por dia para contar um cl?ssico para ela, porque uma hist?ria bem contada ? sempre muito gostosa de se ouvir. At? um adulto se encanta", diz.

Andreza acredita que as primeiras experi?ncias devem ser positivas, transmitir emo??o para as crian?as em cada p?gina lida. Isso ? importante para que o h?bito se transforme em uma boa leitura no futuro.

Para as crian?as que j? sabem ler, o conselho ? deix?-las contarem parte da hist?ria, o que n?o significa que o adulto deva parar de cont?-las, ao contr?rio. Trata-se de acompanhar a leitura, revezar as p?ginas lidas sem cobran?as ou exig?ncias para refor?ar a auto-estima da crian?a, que vai perceber que j? ? capaz de entender e pronunciar as palavras.

O papel do adulto

Mais do que criticar uma crian?a j? alfabetizada que n?o gosta de ler, segundo Andreza, ? preciso avaliar a rela??o dela com os pais e os educadores, segundo Andreza. "Para a crian?a, a leitura ? um instrumento para viver um momento de prazer com a pessoa que ela gosta. Mais do que o livro, o importante ? a rela??o com a pessoa que conta", revela.

Foto de Daniele Gobira Para Daniele (foto ao lado), ? fundamental que essas pessoas que possuem rela??o direta com a crian?a e seus livros, conhe?am bem o universo dos pequenos. "Muitas crian?as maiores n?o aprenderam a gostar de ler, mas nunca ? tarde para incentiv?-las. Basta prestar aten??o nos seus gostos e suas prefer?ncias. Se ela gosta de carros, leia com ela uma hist?ria sobre carros", ensina.

A pedagoga destaca ainda que n?o ? preciso se restringir ? literatura, qualquer leitura ? v?lida. Jornais, revistas, gibis e at? receitas e r?tulos tamb?m s?o importantes nesse processo, em que o fundamental ? a crian?a ter liberdade para escolher a leitura que mais a agrada."A crian?a tem que criar um v?nculo de afetividade com a leitura", enfatiza.

Andreza refor?a a id?ia de que a participa??o dos pais ? essencial para que os pequenos aprendam a gostar de ler. "N?o adianta cobrar da crian?a uma leitura, se em casa n?o tem um jornal, uma revista ou uma biblioteca m?nima que seja. Os pais t?m que incentivar dando o exemplo."

Leitura e internet

Para Daniele e Andreza, a internet jamais vai substituir os livros, porque as crian?as pequenas ainda se encantam com as hist?rias. "Abrir o livro e l?-lo at? o fim requer tempo e paci?ncia, mas ? uma experi?ncia maravilhosa e as crian?as adoram isso", diz Andreza.

Andreza n?o v? com bons olhos a inser??o das crian?as no mundo virtual. Para ela, se n?o houver um controle das crian?as nos sites de relacionamento, as conseq??ncias gramaticais podem ser graves.

Foto de livro de pano Foto de livro de conto de fadas Foto de livro de pl?stico

"Se n?o regular, acaba desconstruindo todo o trabalho feito, porque as crian?as ficam muito mais tempo no computador exercitando o que ? usual e n?o exercitam a forma correta de escrever. Isso acaba confundindo. Tem que cobrar a escrita correta, sen?o perde o prop?sito da l?ngua portuguesa e ? preciso criar toda uma nova estrutura ling??stica", acredita.

E Daniele refor?a: "? a repeti??o que faz com que a gente chegue a uma escrita mais correta. Se a crian?a ficar horas ali no computador escrevendo de forma errada, vai entender que aquilo ? o certo e na hora de fazer uma prova ou de prestar um concurso vai ter problemas s?rios".

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF