Sexta-feira, 25 de abril de 2008 atualizada ?s 12h44

ICH ser? transferido para nova ?rea no campus da UFJF. Obras devem come?ar at? o fim deste ano



* Da Reda??o

O Instituto de Ci?ncias Humanas (ICH) vai ocupar um novo espa?o f?sico no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O novo pr?dio ser? constru?do em uma ?rea localizada acima da Faculdade de Educa??o e da Faculdade de Comunica??o. A proposta de mudan?a foi aprovada pelos integrantes da Congrega??o da unidade, em reuni?o realizada no dia 16 de abril, quarta-feira passada. A obra ? um dos passos concretos da implanta??o do Programa de Expans?o e Reestrutura??o das Institui?es Federais de Ensino Superior (REUNI), financiado pelo Minist?rio da Educa??o.

Segundo o diretor do Instituto, professor Eduardo Cond?, a reuni?o foi convocada exclusivamente para debater a proposta, aprovada por 88 votos a favor e 12 absten?es, n?o havendo nenhum voto contra. A decis?o ser? encaminhada, atrav?s de of?cio, ao Reitor da UFJF, professor Henrique Duque, nos pr?ximos dias. "Estamos preparando um documento onde todas as atribui?es e prazos est?o definidos", disse o Diretor do ICH.

Na reuni?o foram apontados alguns pontos sobre os quais os integrantes da Congrega??o querem firmar um compromisso, a ser detalhado em documento que ser? enviado ao Reitor da UFJF. A mudan?a para o novo local, segundo Eduardo Conde, acontecer? de forma gradativa nos anos de 2010 e 2011. A mudan?a contempla o projeto de expans?o do ICH, que atualmente, avalia o diretor, est? com seu potencial f?sico saturado ap?s diferentes expans?es na grauda??o e na p?s.

Mais vagas e salas de aula

O Instituto agrega hoje cerca de 1.500 alunos, seis cursos de gradua??o, sendo tr?s oferecidos nos per?odos diurno e noturno, cinco de p?s-gradua??o (quatro mestrados e um doutorado), al?m de sete especializa?es. Ele destaca que, com a cria??o dos Bacharelados Interdisciplinares (BI), haver? 500 novas vagas e a atual estrutura n?o comportar? mais essa demanda. De acordo com informa?es do site da institui??o, um levantamento de demandas, feito por uma Comiss?o, no ano passado, apontava para a necessidade de algo em torno de 35 salas de aula contra as atuais 22.

Segundo o Pr?-Reitor de Planejamento da UFJF, professor Carlos El?sio Barral, a expectativa ? de que a licita??o seja realizada no segundo semestre e que a obra comece a ser executada at? o final do ano. O cronograma inicial prev? a constru??o dos tr?s pavimentos em dois anos, totalizando 10 mil metros quadrados de ?rea.

Al?m da constru??o de pr?dios e equipamentos, a proposta da UFJF contempla ainda outros ganhos como a cria??o de 254 cargos de n?vel t?cnico-administrativos e outros 241 para professores. Ap?s a assinatura do Acordo de Metas, no dia 13 de mar?o passado, o Governo Federal se comprometeu a repassar, em cinco anos, R$ 48.660 milh?es para investimentos na Universidade.

* Informa?es com base no release enviada pela UFJF