Sexta-feira, 29 de agosto de 2014, atualizada às 18h

Pism da Universidade Federal terá 1.152 vagas para Juiz de Fora

Será lançado nesta sexta-feira, 29, o edital do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). São disponibilizadas 1.152 vagas para Juiz de Fora, em 59 opções de graduação com entrada direta, e 250 para Governador Valadares, em dez opções. O documento estará disponível neste link.

As inscrições acontecem das 14h do dia 1º de setembro às 14h do dia 17 de outubro, pelo site. A taxa é de R$ 85. O comprovante definitivo de inscrição deve ser retirado pelo candidato via internet a partir de 10 de dezembro.

As provas serão nos dias 14, 15 e 16 de dezembro de 2014 para todos os três módulos, sendo no primeiro dia aplicadas as questões objetivas e nos demais, as dissertativas.

O resultado final do módulo III será divulgado no dia 12 de fevereiro de 2015, e as notas dos módulos I e II no dia 23 de março de 2015.

O Pism contempla 30% das vagas da UFJF, os demais 70% são disponibilizados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O candidato faz provas durante três anos, ao final de cada ano do ensino médio. As notas são somadas e recebem pesos diferentes (módulo I, 2; módulo II, 3; e módulo III, 5).

Vestibular

Também será lançado o edital de Vestibular para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Música (Bacharelado e Licenciatura), no total de 104 vagas. Como esses cursos exigem prova de habilidade específica, eles não estão incluídos no Sisu, apenas no Pism (30% das vagas) e neste Vestibular (70% das vagas).

A seleção utiliza como primeira etapa a prova de Habilidade (Arquitetura) e de Teoria e Percepção (Música), a ser realizada no dia 23 de novembro. E, como segunda fase, as notas do Enem 2014. Para os candidatos de Música, há também prova de prática musical nos dias 24 e 25 de novembro.

As inscrições, como no Pism, vão de 1º de setembro a 17 de outubro, e devem ser efetuadas pelo site. A taxa é de R$ 40.

O resultado da prova de habilidade específica sai no dia 5 de dezembro e a classificação pelo Enem no dia 12 de fevereiro de 2015.

Cotas

A UFJF destina 50% das suas vagas para o sistema de cotas, em todas suas formas de seleção. A distribuição acontece entre os seguintes grupos:

Grupo A: candidatos com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita familiar mensal, que tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escola pública e que se declarem pretos, pardos ou indígenas;

Grupo B: candidatos com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita familiar mensal, que tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escola pública, independentemente de outra declaração;

Grupo C: vagas de amplo acesso, independentemente de renda ou de escola;

Grupo D: candidatos que tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escola pública e que se declarem pretos, pardos ou indígenas, independentemente de renda;

Grupo E: candidatos que tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escola pública, independentemente de renda ou autodeclaração.

Com informações da UFJF